
Em comunicado realizado nesta terça-feira (05/12/2017), Evandro Nascimento, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), contesta nota publicada na coluna de Antônio José Larangeira — veiculada na sexta-feira (01/12) no Jornal Grande Bahia (JGB), com o título ‘UEFS cai para o MEC’.
Além de contestar os dados apresentados pelo colunista social, foi requisitado, pelo reitor da UEFS, direito de resposta, com objetivo de prestar informação correta a comunidade sobre as avaliações do Ministério da Educação (MEC) concernentes ao Índice Geral de Cursos (IGC).
Conforme dados apresentados pelo reitor, O IGC da UEFS evoluiu positivamente, registrando, em 2012, índice de 1,96; enquanto, em 2016, apresentou índice de 2,78. Conforme observa-se a seguir:
Nota da reitoria da UEFS
A coluna de Antônio Larangeira no Jornal Grande Bahia, de 01 de dezembro, publicou texto “UEFS cai para o MEC”. Peço direito de resposta pelas seguintes razões:
1- O título é a primeira infelicidade do autor. O IGC da UEFS na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tem a seguinte cronologia:
2012 – 1,96
2013 – 2,08
2014 – 2,08
2015 – 2,67
2016 – 2,78
Portanto, está é a informação verídica do MEC sobre a UEFS.
2- Creio que minha imagem pessoal foi atacada, quando o autor conclui o texto dizendo que a UEFS, capitaneada por mim, vai mal. Vai bem, obrigado e sim senhor!
Termina o ano sem déficit acentuado como em outros anos, graças a uma gestão seria das suas despesas, volta a investir em infraestrutura como divulgado na imprensa na semana passada, e fecha ano com o mínimo de dívidas com fornecedores. Tem corpo docente qualificado para captar 6 mil dólares em livros para a Biblioteca, tem professores que recebem prêmios nacionais de melhor tese, tem alunos premiados em eventos por sua excelência em pesquisa e inovação, entre outras qualidades que não me farão escrever uma lista enfadonha. Essas coisas não são mensuraras no IGC.
O autor foi infeliz por praticar emissão de opinião baseada em análise rasa e sem o mínimo de checagem de dados integrais do INEP. As consequências são a difamação contra a UEFS e seu dirigente máximo, este que se dirige à digna direção do jornal na esperança de acolhimento e tratamento justo.
Cordialmente
Evandro do Nascimento Silva
Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana
Direito de resposta
O Jornal Grande Bahia assegura direito de resposta às pessoas, instituições, entidades e empresas que desejem expressar versão própria sobre os fatos publicados no veículo de comunicação.
Na produção e veiculação de informações, o direito ao contraditório é fundamental para que o leitor/internauta alcance a dialética do esclarecimento, possibilitando que, ao acessar diferentes dados sobre um mesmo fato, conclua melhor julgamento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




