Deputado José de Arimateia é eleito coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso da ALBA

Durante a reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizada na Sala Eliel Martins, nesta manhã de terça-feira (17/04/2018), o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), vice-presidente do Colegiado, foi eleito por unanimidade pelos parlamentares, como coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso.

Durante o seu pronunciamento, o republicano ressaltou os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) entre 2005 e 2015. O estudo mostra a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população do país, que passou de 9,8% para 14,3%. No decorrer da reunião, o parlamentar detalhou boa parte do seu trabalho em prol dos idosos ao longo dos seus 20 anos de vida pública.

José de Arimateia discorreu sobre o relevante Projeto de Lei do Poder Executivo, do qual ele foi relator e já foi aprovado no ano de 2013 pelo Parlamento Baiano. O PL objetiva instituir a Política Estadual da Pessoa Idosa, por meio da Lei 12.925. “Apesar de termos a Lei em vigor ainda não conseguimos, através do Governo do Estado, regulamentar a Política Estadual da Pessoa Idosa, para então garantir que a Lei produza efeitos realmente concretos”, reforçou Arimateia.

Neste contexto, o deputado tem trabalhado ininterruptamente. No seu primeiro mandato na Casa (1999-2003), ele chegou a sugerir a criação da Delegacia do Idoso, que passou a atuar à favor da terceira idade em 2006. “A quantidade ainda é ínfima, porque precisariam ter cinco delegacias, principalmente nas maiores municípios baianos. O Estado precisa progredir para que os idosos vivam de forma digna”, salientou.

Na causa dos idosos, o deputado também solicitou através da Indicação 18.698/2011, a criação do Instituto do Idoso. A iniciativa surgiu na tentativa de promover a integração da população da terceira idade, oferecendo atividades lúdicas e culturais, promovidas por profissionais de áreas diversas, que reforcem sua capacidade de se incluir na sociedade.

“Quero agradecer a Deus e aos nobres deputados por essa oportunidade de ser coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso. Agora, tenho a missão de cuidar ainda mais dos idosos do nosso Estado. Juntos podemos mudar a realidade do idosos, especialmente no atendimento de saúde para as pessoas da terceira idade na Bahia”, disse Arimateia no final de seu pronunciamento.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading