O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Jatahy Junior, Corregedor Eleitoral do Tribunal Regional da Bahia (TRE Bahia), iniciou nesta sexta-feira (30/11/2018) a última correição com uso da força-tarefa. A atividade foi sediada na cidade de Santo Antonio de Jesus e abrangeu cerca de 20 municípios da região.
O objetivo do TRE Bahia é sanear processos, orientando e passando instruções às zonas eleitorais a fim de evitar novos acúmulos processuais, promovendo, com isso, a dinâmica da boa prestação jurisdicional.
Liderada pelo desembargador Jatahy Junior, a equipe da Corregedoria conta com a juíza corregedora auxiliar Adiane Oliveira, do coordenador Victor Xavier e servidores do TRE capacitados para o desenvolvimento das atividades de correição processual.
Ao analisar o trabalho de correição judicial, observa-se que os resultados dos trabalhos promoveram o saneamento processual e reposicionaram a Justiça Eleitoral da Bahia, em relação aos demais estados. A Bahia figurava, no início de 2018, como o Estado da Federação com maior acervo processual do País e atualmente deixou a incômoda posição, ultrapassando em eficiência vários outros Estados.
O desembargador Jatahy Junior, ao analisar o trabalho realizado em 2018, afirmou que “com o final dessa última correição e força-tarefa, que a Justiça Eleitoral da Bahia estará entre os 10 Estados da Federação com menor acervo, fato que facilitará o início da preparação para das eleições de 2020, pois o trabalho de preparação de uma eleição começa com muita antecedência. O trabalho da Justiça Eleitoral não tem trégua”.










