
Concedida pela Polícia Civil da Bahia primeira vez, a ‘Medalha Cruz da Ordem’ foi instituída em 23 de março de 2018, através do decreto nº 18.283. Ela é direcionada às pessoas que contribuem para o fortalecimento da instituição. A primeira solenidade de entrega da horaria aconteceu na noite desta segunda-feira (10/12/2018), no Hotel Deville Prime, em Itapuã, Salvador. Dentre os homenageados pela Polícia Civil estava o Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército Brasileiro, general Artur Costa Moura.
Além do general Artur Costa Moura, o almirante de esquadra Almir Garnier, Chefe do Estado-Maior do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil (2º DN); coronel aviador José Henrique Kaipper, Comandante da Base Aérea de Salvador, e outras 121 personalidades, a exemplo de parlamentares, autoridades civis e militares e representantes da sociedade civil foram homenageados pela Polícia Civil da Bahia.
Destaques
Ao comentar sobre a outorga da homenagem, o Delegado-geral Bernardino Brito Filho disse que a honraria valorizar as pessoas que colaboram para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades policiais no Estado da Bahia. “Essa medalha é um marco no reconhecimento de todos que preservam os valores da Polícia Civil”, afirmou o gestor.
O Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva, presidente da 5ª Câmara Cível, destacou que o general Artur Costa Moura, além de diversas ações positivas em favor do Estado da Bahia, teve a oportunidade de participar da segurança do Papa João Paulo II, por ocasião da visita do pontífice à Bahia, contribuindo com a Policia Civil da Bahia para o êxito da visita papal.
A solenidade
Além das homenagens, o evento contou com a exibição de um vídeo institucional, apresentando a história e as atividades desenvolvidas pela Polícia Civil. A banda da Aeronáutica e os cantores Tatau e Clara Vieira também se apresentaram, durante a cerimônia. Secretários, representantes das Forças Armadas, do Judiciário, do Ministério Público Estadual e da Polícia Militar, dentre outros órgãos, marcaram presença na celebração.
Perfil
Artur Costa Moura nasceu em 1956 na cidade baiana de Jequié, a 365 km de Salvador. Deu início à sua formação instrucional no Colégio Militar de Salvador, incorporando-se ao Exército em 1975. Quatro anos mais tarde, graduou-se Aspirante da Arma de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras, onde mais tarde exerceria atribuições de instrutor.
Ao longo de sua carreira, o general acumulou, além de condecorações, diversos cursos nas áreas militar e política. Foi comandante do Batalhão Pirajá e da Região Marechal Cantuária, em Salvador, e da Brigada Príncipe da Beira, em Porto Velho; chefiou a Secretaria Geral do Exército, em Brasília. No exterior, foi adjunto da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. Assumiu o comando do CMNE, que é sediado no Recife, entre agosto de 2016 e agosto de 2018.


Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




