Bloco Fique de Olho inicia ações de conscientização com desfile no Bairro da Paz, em Salvador

Jovens do projeto Neojiba levaram mensagem de conscientização contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Jovens do projeto Neojiba levaram mensagem de conscientização contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nesta terça-feira (19/02/2019), os jovens do Neojiba levaram aos moradores do Bairro da Paz, em Salvador, uma mensagem de conscientização contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes, arrastando centenas de pessoas com cartazes, palhaços e marchinha de carnaval. O bloco Fique de Olho é promovido pela Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e vai percorrer outras regiões de Salvador até o início do Carnaval.

As denúncias de exploração sexual ou trabalho infantil devem ser feitas através do ‘Disque 100’. “A mobilização começa hoje, vai até o dia 26. No dia 28 nós vamos fazer uma coletiva de imprensa e iniciar nosso plantão de atendimento à criança e ao adolescente durante o Carnaval. Nós vamos visitar 6 bairros de Salvador, por isso estamos fazendo este trabalho de mobilização nas comunidades, chamando a atenção sobre a proibição do trabalho infantil e da exploração sexual. A exploração sexual é a pior forma de trabalho infantil”, afirmou a coordenadora de proteção da criança e do adolescente, da SJDHDS, Iara Farias.

A estudante Elizabeth Leal, 18 anos, destaca a importância da infância na vida das pessoas. “Quando as crianças são obrigadas a trabalhar ou são abusadas, elas perdem uma fase da vida, elas pulam a fase da infância e da adolescência. Criança precisa brincar e estudar para crescer saudável”.

Moradores e visitantes

A folia chamou a atenção de moradores e visitantes do Bairro da Paz. A dona de casa Cristiana da Conceição Santos acredita que a conscientização pode evitar problemas na comunidade. “Os abusos acontecem muitas vezes dentro de casa. Aqui no Bairro da Paz isso acontece. Pode acontecer em todo lugar. Por isso este trabalho é tão importante”.

Representante comercial, Sergio Melo estava visitando um supermercado na região e aprovou a iniciativa. “As crianças precisam desse cuidado. O mundo está ficando muito perigoso. Criança precisa ir para a escola, estudar, brincar para crescer com saúde”.

Programação do Bloco Fique de Olho

– ITAPUÃ

Quando: Quarta-feira, 20 de fevereiro, a partir das 15h

Onde: Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã até a sede do Malê Debalê, no Abaeté

– LIBERDADE

Quando: Quinta-feira, 21 de fevereiro, a partir das 14h30

Onde: Plano Inclinado até o Colégio Estadual Duque de Caxias

– NORDESTE DE AMARALINA

Quando: Sexta-feira, 22 de fevereiro, das 9h às 10h30

Onde: Diplomata até o fim de linha

– PELOURINHO

Quando: Terça-feira, 26 de fevereiro, a partir das 14h

Onde: Elevador Lacerda até o Largo Quincas Berro d’Água


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading