Acabou há pouco a reunião da sessão conciliatória do dissídio coletivo de greve dos rodoviários, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5) em que foi apresentada proposta que pode evitar a deflagração do movimento grevista anunciado pelos trabalhadores. Ministério Público do Trabalho e o próprio tribunal fizeram a proposta conciliatória com base nos pedidos feitos na pauta e nas negociações já realizadas. Os trabalhadores vão discutir a proposta em assembleia marcada para essa quarta-feira(15/05/2019) à tarde.
O texto proposto pelos dois órgãos para a convenção coletiva da categoria dos rodoviários de Salvador prevê reajuste de R$5,1%, o que contempla a reposição da inflação e ainda um ganho real, além de aumento de 10% no valor de face do tíquete alimentação fornecidos pelas empresas, que passaria para R$20. Esses são os itens principais do impasse entre patrões e empregados. Os pontos que não forem aprovados em assembleia vão ser decididos pelos desembargadores do TRT, que julgarão o dissídio coletivo.
Rodoviários e empresas do transporte urbano de Salvador estão em negociação há várias semanas sem que se chegue a um acordo. Após tentativas de mediação realizadas pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), os trabalhadores decidiram decretar estado de greve e já marcaram para a madrugada de quinta para sexta-feira a paralisação da frota. Essa greve, no entanto, pode ser evitada caso saia o acordo. Ainda assim, já existe no TRT um processo para o julgamento do dissídio coletivo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




