
Criada em 2003, com a finalidade de garantir o acesso da população ao transporte público de qualidade, especialmente dos mais necessitados, a Frente Parlamentar Mista do Transporte Público já alcançou vitórias importantíssimas para a melhoria da mobilidade urbana. Neste mês de julho de 2019, ela foi reinstalada, na Câmara dos Deputados, e o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) é um dos coordenadores. Com 202 deputados federais e 10 senadores, totalizando 212 parlamentares, a Frente tem como uma de suas principais conquistas a Lei n° 12.587, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Carletto afirma que a baixa mobilidade urbana produz efeitos desastrosos para a população de baixa renda, como a dificuldade de acesso aos serviços de educação e saúde e a redução das oportunidades de trabalho. “Precisamos buscar soluções para proporcionar à população um transporte público de qualidade e com tarifas acessíveis para todos”, ressalta. Em relação ao ônibus urbano, que apresenta perda de 25,9% de passageiros nos últimos cinco anos, o deputado cita alguns desafios, como o custo do óleo diesel, as gratuidades, que acabam encarecendo as tarifas, a falta de infraestrutura viária e a concorrência desigual com o transporte clandestino.
O parlamentar destaca que a luta pela efetiva aplicação da Lei de Mobilidade Urbana visa justamente desonerar o custo da tarifa e priorizar o transporte público nas vias das cidades. “Todos sabem da minha aguerrida atuação em prol do setor e a luta seguirá firme. Estou pronto para os futuros desafios e tenho certeza que mais conquistas virão!”, finaliza.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




