
Projeto de Resolução nº 2.634/2018 aprovado em 12 de novembro de 2018 pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), de autoria do deputado José de Arimatéia (Republicanos), concedeu ao ministro do Superior Tribunal Militar (STM) brigadeiro-do-Ar Francisco Joseli Parente Camelo a Comenda Dois de Julho.
Perfil
Nascido em Fortaleza – Ceará – em 25 de abril de 1953, filho de Antonio Camelo de Araújo e Joselita Maria Parente de Araújo, é casado com Maria Cleonice Soares Camelo, com quem teve quatro filhos: Alexsandra Soares Camelo Braga, Caroline Soares Camelo, Raquel Soares Camelo Guimarães e Marcelo Soares Camelo.
Ingressou na Aeronáutica como praça, em 1º de março de 1969. Declarado Aspirante-a-Oficial em 10 de dezembro de 1975, foi promovido a 2º Tenente em 31 de agosto de 1976, a Capitão em 31 de agosto de 1981, a Major em 31 de agosto de 1985, a Tenente-Coronel em 30 de abril de 1992, a Coronel em 31 de agosto de 1997, a Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2004, a Major Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2007 e a Tenente Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2012.
Frequentou diversos cursos militares, dentre os quais os de Formação de Oficiais Aviadores, Tática Aérea, Aperfeiçoamento de Oficiais e de Estado-Maior e Superior de Comando (ECEMAR). Também participou dos cursos de Líder de Esquadrilha de Ataque, Líder de Grupo de Transporte Aéreo e de Grupo de Transporte de Tropa e possui mais de 5.000 horas de voo.
Na carreira militar exerceu inúmeros cargos, com destaque para os de Comandante do 4º Esquadrão de Transporte Aéreo, em São Paulo, e de Comandante da Base Aérea de Salvador, no Estado da Bahia, onde recebeu o Título Honorário de Cidadão, concedido pela
Assembleia Legislativa. Possui diversas condecorações, entre as quais a Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial, a Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã-Cruz, a Ordem do Mérito do Estado da Bahia – Grau Grande Oficial e a Medalha Câmara 450 Anos, outorgada pela Câmara Municipal de Salvador. Também recebeu a Ordem Real da Noruega – Grau Grande Oficial, a Ordem da Legião de Honra da França, a Ordem do Mérito Nacional da França e a Medalha Piloto “Honoris Causa” da Força Aérea Argentina. Trata-se, portanto, de personalidade pública com notáveis serviços prestados à Bahia e ao Brasil, fazendo-se de inteira justiça a Comenda que ora proponho à aprovação desta Casa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




