Comissão do Transporte Complementar da ALBA repudia ônibus por aplicativo e pede pra AGERBA aprofundar fiscalização

Deputado Robinson Almeida (PT), presidente da Comissão Especial para Regulamentação do Transporte Complementar na Bahia.
Deputado Robinson Almeida (PT), presidente da Comissão Especial para Regulamentação do Transporte Complementar na Bahia.

A Comissão Especial para Regulamentação do Transporte Complementar na Bahia repudiou, em reunião ordinária nesta quarta-feira (04/12/2019) na Assembleia Legislativa, o aplicativo Buser, que faz transporte intermunicipal e interestadual de passageiros por ônibus. O presidente do colegiado, deputado Robinson Almeida (PT), pediu ao diretor da Agerba, Carlos Henrique Martins, presente na reunião, que endureça a fiscalização contra a modalidade, em atuação irregular na Bahia desde novembro.

“Essa é uma violação das leis. A empresa não tem nenhuma autorização para fazer transporte, não tem concessão, e aqui nós repudiamos que essa atividade se encontre em funcionamento no nosso estado e requeremos que a Agerba fiscalize de forma urgente esse funcionamento porque ele traz insegurança aos usuários e uma concorrência desleal ao segmento, pois atinge não só as empresas mas também o transporte complementar como um todo”, arguiu o parlamentar. “É preciso atender a lei, e não organizar fretamentos como se fosse viagens ordinárias, pois não estão autorizados para fazê-la. Se já estamos com dificuldade com os atuais operadores do sistema, imagine entrando uma empresa por aplicativo sem nenhuma autorização legal”, refletiu Robinson. “Esse aplicativo está fazendo transporte irregular e obviamente a Agerba não vai permitir que essa plataforma use esse mecanismo em nosso estado. Nossa fiscalização está atenta e já fizemos duas atuações”, afirmou Carlos Henrique. Além de ter o veículo apreendido, quem faz transporte irregular de passageiros por ônibus, sem a devida autorização, pode receber multa que ultrapassa os R$ 4 mil e ter o veículo apreendido.

Audiência pública – Sobre a regulamentação do transporte complementar, os deputados estaduais voltam a se reunir em audiência pública na próxima quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa, para definir as diretrizes de regularização da atividade no estado com o Ministério Público, o governo estadual, a Secretaria de Infraestrutura, a Agerba, a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), as Polícias Rodoviárias estadual e federal, representantes das empresas de ônibus e do transporte complementar. “Essa audiência é pra que fixemos as diretrizes, a partir das propostas objetivas que cada segmento deve trazer pra reunião, porque precisamos avançar na regulamentação da atividade”, observou Robinson Almeida.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading