
Em comunicado enviado nesta quarta-feira (04/02/2020) ao Jornal Grande Bahia (JGB), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) informou que com o objetivo de desativar fraudes na rede distribuidora de água, o Programa De Olho na Perda, iniciado no final de novembro de 2019, identificou e desativou 763 irregularidades no município de Feira de Santana.
As equipes da Embasa atuaram em diversos bairros e também nos distritos, detectando irregularidades e orientando à população sobre a importância de ter uma ligação de água regularizada.
Ligações clandestinas foram encontradas em chácaras, sítios, imóveis de grande e pequeno porte, moradores de diversas classes sociais utilizando água de maneira irregular, causando prejuízo financeiro à Embasa e prejudicando o fornecimento de água para toda comunidade com o desvio de água tratada da rede distribuidora. Somente em dezembro do ano passado, foram desativas 374 irregularidades, entre ligações clandestinas, ‘by-pass’, religações indevidas e fraudes em hidrômetros, em 2019, foram desativadas um total de 15.026 irregularidades na cidade.
A Embasa declarou que segue intensificando as ações em 2020 para combater novas fraudes e orientar os moradores para que não voltem a se abastecer clandestinamente. Em janeiro, o número de irregularidades identificadas chegou a 389. Na semana passada, somente em uma ação, foi identificado um ‘by-pass’ que abastecia 18 imóveis em construção na rua Quitanduba, no bairro Conceição. “Foi identificado um ‘by-pass’, desvio de água feito a partir de um ponto instalado indevidamente antes do hidrômetro, para impedir o registro do consumo real de água pelo aparelho medidor”, explicou a supervisora comercial da Embasa, Celiane Santana.
A empresa tem atuado com o apoio da Polícia Militar, pois o furto de água é um crime que prevê pena de um a quatro anos de reclusão. Moradores flagrados cometendo esse tipo de fraude são conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos e responder pela prática criminosa. “A parceria com a Secretária de Segurança Pública do Estado permite que a Polícia Militar atue em conjunto com a Embasa, proporcionando maior eficácia no combate às ligações clandestinas na cidade”, destacou o gerente da Unidade Regional de Feira de Santana, Euvaldo Neto.
O programa De Olho na Perda também atua com foco em ações sociais, com o objetivo principal de orientar a população sobre a importância de ter água tratada em casa e utilizar esse recurso, cada vez mais escasso na natureza, de forma consciente. Os moradores são orientados sobre uso racional da água, armazenamento de forma correta, medidas para evitar o desperdício, além de receber informações sobre tarifa social. “Aproximar o cliente da empresa, passando para ele informações essenciais sobre o serviço prestado, é uma das maneiras adotadas pela Embasa para garantir a prestação do serviço com qualidade”, pontuou a assistente social da Embasa, Núbia Simas.
Segundo a Embasa, em prossegue com a intensificando das ações de combate a fraude ao longo de 2020 e orienta que os moradores em situação irregular procurem a empresa para regularizar suas ligações de água, evitando problemas com a polícia, além do pagamento de multas. Denúncias anônimas podem ser feitas por meio da central de atendimento da Embasa, pelo telefone 0800 0555 195.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




