O Ministério Público da Bahia (MPBA) sugeriu nesta terça-feira (17/03/2020) uma série de medidas a serem adotadas em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) em Feira de Santana, com o objetivo de impedir a dispersão do coronavírus entre o público idoso. Com cinco casos de contaminação registrados até a data de hoje, Feira de Santana decretou Estado de Emergência por conta da doença.
O MP, por meio da promotora de Justiça Márcia Moraes dos Santos Vaz, sugeriu que as visitações sejam restritas aos familiares e profissionais de saúde que atendem diretamente os idosos, devendo o contato ocorrer em local aberto, salvo em caso de idosos acamados. Quando houver a presença de sintomas sugestivos do coronavírus, as visitas devem ser pontualmente suspensas.
Dirigida à Coordenação Feirense de Assistência Social (Afas), as sugestões abrangem ainda atenção especial a cuidados de higiene, a exemplo da limpeza diária de todos os ambientes, roupas de cama e banho dos idosos, com material adequado. Utensílios como louças, roupas de banho e de cama não deve ser compartilhado entre os idosos. Por fim, o MP sugere que, em caso de sintomas como febre, fraqueza severa ou desconforto respiratório, o idoso seja “imediatamente isolado”, devendo os profissionais de saúde entrar prontamente em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo “criteriosamente os protocolos de intervenção recomendados”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




