ONU realça apoio de religiões no combate e recuperação da Covid-19

Adama Dieng, secretário-geral para a Prevenção do Genocídio da ONU.
Adama Dieng, secretário-geral para a Prevenção do Genocídio da ONU.

As Nações Unidas juntaram líderes religiosos em encontro que esta terça-feira (12/05/2020) debateu como estes podem ajudar a enfrentar os desafios da Covid-19.

Com os membros do islamismo, cristianismo e judaísmo estiveram ainda o alto representante da Aliança das Civilizações, Miguel Ángel Moratinos, e o assessor especial do secretário-geral para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng.

Recuperação

O secretário-geral, António Guterres, apresentou quatro áreas prioritárias em que estes líderes podem atuar com soluções para combater a doença e ajudar na recuperação pós pandemia.

ONU pediu aos líderes religiosos que impulsionem suas redes e capacidades de comunicação.

Para o chefe da ONU, diante de um mundo marcado por conflitos, os líderes devem desafiar ativamente as mensagens imprecisas e prejudiciais contribuindo ao seu apelo de cessar-fogo. Ele pediu ainda que seja promovida a não-violência e que se rejeitem atos como a xenofobia, o racismo e todas as expressões de intolerância.

Guterres lembrou que a violência a mulheres e meninas tem aumentado de forma alarmante, ao instar aos líderes religiosos a condenar categoricamente tais atos e “apoiem os princípios comuns de parceria, igualdade, respeito e compaixão”.

Em terceiro lugar, Guterres mencionou o combate às informações enganosas e erradas. O pedido aos líderes religiosos é que impulsionem suas redes e capacidades de comunicação em favor dos governos na promoção de medidas de saúde pública.

Cerimônias religiosas

O secretário-geral destacou as recomendações da Organização Mundial da Saúde que vão desde o distanciamento físico à boa higiene, ao pedir garantias de “que ações religiosas, incluindo adoração, cerimônias e práticas funerárias, cumpram essas medidas”.

Portal Coronavírus com Atualizações

Usuários podem encontrar informações e diretrizes sobre o novo coronavírus, covid-19. As últimas notícias da ONU, da Organização Mundial da Saúde e das agências das Nações Unidas.

Para atualizações diárias da ONU News, clique aqui.

Por último, o chefe da ONU lembrou que a maioria de estudantes do mundo está fora das escolas ou universidades. Ele apelou ao apoio à continuação da educação e que líderes religiosos atuem junto aos provedores destes serviços em “busca de soluções para que o aprendizado nunca pare”.

Na reunião, o presidente da Assembleia Geral, Tijjani Muhammad Bande pediu mais ações contra o incitamento ao ódio e em favor da defesa das necessidades de populações mais frágeis.

Marginalizados

O representante destacou que os níveis de pobreza poderão aumentar para até 500 milhões de pessoas, na maior subida das últimas décadas. Entre os mais afetados estão mulheres, crianças, pessoas com deficiência, idosos, marginalizados e deslocados.

Para Muhammad Bande é preciso transformar a crise em oportunidade e reconstruir melhor.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading