Operação Parasita: PF e CGU deflagram investigação no Pará objetivando apurar irregularidades na contratação de empresa fornecedora de materiais e equipamentos laboratoriais

Polícia Federal e a CGU deram início a execução da segunda fase da Operação Parasita, que tem por foco a investigação de irregularidades na contratação de empresa fornecedora de materiais e equipamentos laboratoriais pelo Instituto Evandro Chagas, instituição vinculada ao Ministério da Saúde que é referência nas áreas de pesquisas biomédicas e na prestação de serviços em saúde pública do Pará.

Estão sendo cumpridos nesta terça-feira (27/10/2020) dois mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva em Belém/PA e em Brasília/DF. Os mandados foram expedidos pela 3a Vara Criminal Federal na Seção Judiciária do Estado do Pará.

Para a execução das medidas judiciais estão sendo empregados 13 policiais federais, além de servidores do MPF e da CGU.

Os crimes investigados são peculato (art. 312 do CP, corrupção passiva e ativa (arts. 317 e 333 do CP), além da dispensa ou inexigibilidade indevida de licitação (art. 89 da Lei 8.666/93), que se somados podem culminar com pena de 29 anos de reclusão.

A primeira fase da Operação Parasita ocorreu, no dia 06 de fevereiro de 2020, quando foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém (PA) e Ananindeua (PA).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading