Duas delações estão sendo negociadas com a PGR no âmbito do Caso Faroeste

Fonte do Jornal Grande Bahia (JGB) revelou nesta quarta-feira (06/01/2020) que a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Ilona Marcia Reis, presa pela Polícia Federal (PF) em 14 de dezembro de 2020 (segunda-feira), durante deflagração da 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste, apresentou minuta de Colaboração Premiada à Procuradoria-geral da República (PGR).

Entenda o contexto:

  • O desembargador Gesivaldo Britto foi afastado da presidência do TJBA e da magistratura em 19 de novembro de 2019 e em 10 de dezembro de 2019, ele foi denunciado, através da Ação Penal (APn) 940/DF, pela Procuradoria-geral da República (PGR) à Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
  • O ex-presidente é apontado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo como líder da Organização Criminosa (ORCRIM), que compreende, dentre outros, o servidor José Alves Pinheiro e o Juiz de Direito João Batista Alcântara Filho.
  • Investigado, também, durante a 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste, o advogado MJ figura como membro da organização criminosa liderada por Ilona Reis.
  • Em 30 de dezembro de 2020, a PGR enviou à Corte Especial do STJ denúncia criminal contra a desembargadora Ilona Marcia Reis e os advogados Marcelo Junqueira Ayres Filho, Fabrício Bôer da Veiga e Júlio César Cavalcanti Ferreira.

“Além de apresentar indícios de prova contra o colega da magistratura e o comparsa do crime, Ilona Reis relatou atividades ilícitas praticadas em diversos municípios da Bahia”, diz a fonte do JGB, que acrescenta, “ela tinha montado um dossiê completo sobre os crimes efetuados através da venda de sentenças judiciais e aguardou ser presa para entregá-lo à PGR através de uma delação premiada”.

Delação dos Maturino

Em 21 de dezembro de 2020, a reportagem do JGB com título “Caso Faroeste: Adailton Maturino autoriza advogado a apresentar minuta da proposta de delação premiada ao MPF“, revela informações repassadas por fonte sobre a disposição do falso cônsul em delatar os comparsas do crime.

Em 5 de janeiro de 2021, a reportagem do Correio com título ‘Empresária presa pela Faroeste propõe acordo de delação premiada’, anunciava a disposição da advogada Geciane Maturino, esposa do falso cônsul, em delatar e apresentar uma proposta à PGR em nome do casal.

Adailton Maturino Santos e Geciane Souza Maturino dos Santos, no período investigado pela PGR, movimentaram milhões de reais em espécie e por meio da JJF Holding, empresa constituída com capital social de R$ 581,7 milhões.

O casal — preso em 19 de novembro de 2019, durante a 1ª fase da Operação Faroeste — é citado como idealizador e líder de uma parte do esquema criminoso de negociatas em torno de sentenças judiciais prolatadas por juízes e desembargadores corruptos que atuavam e atuam no 1º e 2º Graus do Poder Judiciário Estadual da Bahia (PJBA).

As evidencias colhidas pela investigação federal apontam para existência do Sistema Faroeste de Corrupção no Judiciário, cuja duração antecede o início das investidas do casal de criminosos.

Alta gravidade

Sobre a periculosidade do Caso Faroeste — disse o ministro da Corte Especial do STJ Og Fernandes — relator das ações penais, que é de “alta gravidade, com indícios de desvios na atuação funcional e prática de tráfico de influência e de crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de capitais”.

Leia +

Caso Faroeste: MPF denuncia desembargadora do TJBA Ilona Reis e mais três pessoas por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Caso Faroeste: Prisões temporárias das desembargadoras do TJBA Ilona Reis e Lígia Cunha Lima são convertidas em preventiva

Operação Faroeste: Ministro Og Fernandes determina prisão temporária de mais duas desembargadoras do TJBA Ilona Reis e Lígia Ramos Cunha

Caso Faroeste: Adailton Maturino autoriza advogado a apresentar minuta da proposta de delação premiada ao MPF


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading