SEDUC de Feira de Santana adota medidas para a retomada pedagógica com estudantes

Máscaras para estudantes, disponibilização de computadores e materiais de higiene e adequação das escolas ao novo protocolo sanitário. Essas são algumas das medidas que a Secretaria de Educação está adotando para viabilizar a retomada pedagógica nas unidades de ensino de forma remota.

De acordo com a secretária de Educação, professora Anaci Paim, as atividades serão retomadas ainda no primeiro trimestre – tudo depende do andamento da licitação visando à aquisição de plataforma digital que oferecerá conteúdos on-line para os estudantes.

Em sua etapa remota, a retomada pedagógica será feita tanto de forma on-line quanto off-line. Computadores, oferta de conteúdo via TV e material impresso – para atender aos estudantes que tenham mais dificuldade no acesso às plataformas. Todos esses recursos fazem parte da estratégia adotada pela Secretaria de Educação para este recomeço. Atualmente, a Seduc mapeia o acesso de toda comunidade escolar a meios tecnológicos e à internet.

O conteúdo on-line ficará disponível para download, caso algum estudante ou professor queira baixá-lo para assistir depois. Cerca de dois mil chromebooks e 1.700 computadores serão disponibilizados aos estudantes nas escolas da Rede Municipal.

Os equipamentos ficarão disponíveis em salas multimídia instaladas nas unidades de ensino para facilitar a consulta do aluno que não tem acesso à internet. As consultas serão feitas em sistema de rodízio e com hora marcada, sendo estabelecido um limite de 10 alunos presentes ao mesmo tempo nesses espaços.

Medidas de higiene

As medidas de higienização e de proteção à comunidade escolar também estão sendo adotadas: cada aluno deve receber quatro máscaras; já o professor e demais servidores das escolas, duas. O álcool em gel, por sua vez, será disponibilizado para todos os membros da Rede. A equipe técnica está providenciando ainda a instalação de lavatórios nos pátios das escolas e abertura de janelas que facilitarão a circulação de ar.

Todo o processo conta com a inspeção e apoio da Secretaria Municipal de Saúde que orienta a Seduc no processo de definição das especificações técnicas do material a ser adquirido.

A Secretaria de Educação vai adquirir máscaras em quantidade através da modalidade licitatória de chamamento público – modelo destinado à escolha de uma Organização da Sociedade Civil, OSC, para firmar parceria com a Administração Pública. A ideia é beneficiar associações locais de costureiras.

O planejamento para a retomada pedagógica ainda pode sofrer adequações. “Tudo está sendo pensado e executado conforme a disponibilidade de vacinas no município e ainda de acordo com o eventual aumento ou controle do número de casos de Covid-19”, observa a secretária Anaci Paim.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading