Marinha do Brasil conclui modernização dos jatos Skyhawk

Cinco aeronaves AF-1 monoposto e duas AF-1A biposto do Esquadrão Falcão, baseado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia foram modernizadas pela Marinha do Brasil para o padrão AF-1B e AF-1C.

O programa de modernização do Skyhawk do Brasil inclui a substituição de antigos equipamentos de navegação e comunicação por recursos mais avançados, além da revitalização estrutural para prolongar a utilização dos jatos por aproximadamente 10 anos.

As aeronaves também receberam aviônicos avançados, sistemas de geração elétrica e de oxigênio modernizados, bem como equipamentos de navegação, receptor de alerta de radar da israelense Elbit Systems e computador de missão.

Além disso, as aeronaves contam com recursos de nova geração, como computador de missão e o radar israelense EL/M 2032, capaz de realizar buscas ar-ar, ar-mar, ar-solo e navegação, podendo também rastrear 64 alvos marítimos simultaneamente a uma distância de até 256 quilômetros, enquanto no modo ar-ar o alcance do radar é de 128 quilômetros.

O programa de modernização foi iniciado em 2010 e era para ter uma duração de cinco anos, contudo, levou 12.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading