Em sessão especial na Alba, MST relembra massacre de Eldorado dos Carajás e Valmir cobra pauta de reivindicações  

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) foi palco, nesta terça-feira (19/04/2022), de mais uma sessão especial para relembrar os 26 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, que matou cruelmente 21 trabalhadores rurais Sem Terra, em 1996. Com o auditório ocupado pelos militantes, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) defendeu a pauta de reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) apresentada aos governos estadual e federal e apontou para a importância de uma gestão popular na Presidência e da continuidade do projeto petista na Bahia com a eleição de Jerônimo Rodrigues para governador.

“Esse governo Bolsonaro acabou com as políticas agrárias e tem incentivado a violência no campo. Por isso, precisamos de um governo com Lula no comando e, aqui no estado, vamos eleger Jerônimo para governar para o povo, assim vamos seguir mudando a vida das pessoas. É preciso recriar as ações e até o Ministério do Desenvolvimento Agrário, como também destravar a reforma agrária e retomar as ações no Incra para evitar que mais pessoas morram em conflito agrário neste país”, declara Valmir ao falar das administrações estaduais de Jaques Wagner (PT-BA) e Rui Costa (PT). Assunção frisa que o MST aguarda ser atendido pelo governador para tratar das demandas do movimento.

Ao lado do deputado federal ligado ao MST estavam na mesa de trabalhos a proponente da sessão, a deputada Fátima Nunes (PT), o senador Jaques Wagner, o presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, além dos estaduais Bira Coroa, Rosemberg Pinto e Osni Cardoso e de representantes do Governo Rui, como os secretários de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro. Para a pré-candidata à deputada estadual e secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha Barbosa (PT), as demandas do MST devem ser ouvidas e ratifica que o movimento vai marchar com Jerônimo.

“É quem tem sensibilidade para tratar com o povo Sem Terra, foi assim quando estava no Ministério e na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Precisamos ajudar a colocar um fim na violência contra os Sem Terras”, salienta Lucinha. O pré-candidato ao governo se comprometeu em auxiliar e em ouvir as demandas. Ele é lembrado por Jeandro que já existem valores para empréstimos de mais de R$1 bilhão para o próximo governador, além de dois acordos sobre demandas apresentadas. O senador Wagner também defendeu a retomada das políticas agrárias e a recriação de ministério para ajudar no desenvolvimento de ações no campo, paralisadas pelo governo Bolsonaro.

Para a dirigente nacional do MST, Liu Durães, o caos social instalado pelo Governo Bolsonaro só será desfeito com o povo indo para as urnas e elegendo Lula presidente. Ela aponta que as ocupações de terras improdutivas vão continuar ao longo de abril e que o movimento vai defender o legado do PT na Bahia e no país. “Bolsonaro abandonou as políticas de reforma agrária, dos quilombolas e dos indígenas. Precisamos denunciar e criar meios de resgatar a esperança e a dignidade do povo. São mais de 15 milhões de pessoas desempregadas, além de milhões de pessoas com fome e a pobreza subindo desenfreadamente. Não temos outro caminho que não seja eleger Lula presidente em outubro”, completa Liu.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading