Vereadora de cinco mandatos consecutivos, completando nesta legislatura 20 anos de Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), a professora Eremita Mota (PSDB) foi eleita, com 20 votos favoráveis (do total de 21), futura presidenta da Casa da Cidadania, para cumprir mandato no biênio 2023/2024. A votação em plenário aconteceu na manhã desta terça-feira (14/06/2022). Com chapa única, não houve necessidade de disputa para a sucessão do atual dirigente, Fernando Torres (PSD). A posse da nova mesa Diretiva será em 2 de janeiro, primeiro dia útil de 2023, uma segunda-feira. Eremita entra para a história do Município, pois ela será a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo da maior cidade do interior da Bahia.
Com Fernando Torres como 1º vice-presidente, a futura Mesa da Câmara terá ainda o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) como 2º vice; Ron do Povo (MDB), na 3ª vice-presidência; Lu de Ronny (MDB) continuará 1ª secretária; Pastor Valdemir Santos (PV), 2º secretário e Edvaldo Lima (MDB) mantido no cargo de 3º secretário. Também foi eleito na sessão de hoje o futuro corregedor da Câmara, o vereador Galeguinho SPA (PSB).
Futura presidenta da Câmara garante “respeito e civilidade” com o Executivo mas não abre mão de fiscalizar
Manter uma relação de “respeito e civilidade” com o Executivo, sem abrir mão de fiscalizar os atos da administração pública. Com este objetivo, a vereadora Eremita Mota (PSDB) assumirá no primeiro dia útil de janeiro do próximo ano a presidência da Câmara de Feira de Santana, cumprindo mandato no biênio 2023/2024. Ela foi eleita nesta terça (14) com 20 votos favoráveis, no plenário da Casa, para assumir o cargo ocupado pelo atual presidente Fernando Torres (PSD), que segue no comando até 31 de dezembro. A futura presidenta diz que recebe uma missão difícil, presidir o Legislativo de uma cidade maior que oito capitais e 34ª maior do Brasil. Assegura que vai honrar a confiança de todos “mantendo este Poder forte e independente”.
Em breve pronunciamento após a votação, ela disse que fará uma administração em que os recursos serão aplicados corretamente, sem perder de vista os outros princípios da gestão pública. Funcionários de cargos efetivos e de confiança vão contar com o seu apoio pela qualidade dos serviços prestados à sociedade. Compromete-se de manter a Câmara, “caixa de ressonância da população e sentinela avançada na defesa dos direitos de todos, aberta e determinada na solução dos seus problemas”.
Bastante emocionada, ela recordou-se de um diálogo, durante o seu terceiro mandato de vereadora, com um eleitor que lhe questionou se não tinha vontade de ser a presidenta da Câmara. “Eu disse que se isto estivesse escrito no livrinho da minha vida, um dia seria, sim. Não sou o que me acontece, mas o que escolho me tornar”, filosofa. Eremita agradeceu ao presidente Fernando Torres pelo apoio, “desde o primeiro momento”, à sua eleição para comandar o Legislativo. “Favor a gente paga, mas gratidão é para sempre. Esta gratidão a Fernando será eterna”, disse ela.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




