Usando metodologia inovadora, com uso de questionários aplicados via internet e análise das informações através da Ciência de Dados em Big Data, a Atlas Intelligence (AtlasIntel) foi contratada pelo Grupo A Tarde, empresa que controla o Jornal A Tarde, com a finalidade de avaliar as intenções de voto para governador e senador da Bahia, além de presidente da República, nas Eleições 2022.
Divulgado neste domingo (17/07/2022), o resultado da pesquisa estimulada mostra uma surpreendente mudança nas intenções de voto para governador e senador da Bahia e confirma o favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um terceiro mandato presidencial, na avaliação do eleitorado estadual.
Disputa equilibrada para governador da Bahia
A pesquisa estimulada revelou que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB), apoiador do bolsonarismo, aparece com 39,7% das intenções de votos. Em segundo lugar está o ex-secretário estadual e professor Jerônimo Rodrigues (PT), com 32,6%, que conta com o apoio do ex-presidente Lula (PT), do governador Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT). O deputado federal bolsonarista João Roma (PL) aparece em terceiro lugar, com 10,5%; seguido de Kleber Rosa (PSOL), 2,1%; e Giovani Damico 0,2%. Os votos brancos e nulos somaram 6,8% e 8,2% dos entrevistados não souberam responder.
A proximidade de intenções de voto entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues pode ser explicada, segundo o diretor da empresa no Brasil, cientista político Andrei Roman, pelo fato da pesquisa estimulada apresentar o nome do candidato e o partido ao qual está vinculado.
“Jerônimo tem um desempenho bastante estimulado pela transferência de votos do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa, duas figuras políticas com muito boa aprovação na Bahia. Ocorre uma associação direta ao PT. Ele [Jerônimo] é menos conhecido do que ACM Neto, por exemplo. Mas você saber que ele é do PT ou não pode fazer uma diferença maior do que para o ACM Neto você saber se ele é ou não do União Brasil, porque o PT tem um nível de preferência partidária que o União Brasil não tem”, explica Andrei Roman ao Jornal A Tarde.
A pesquisa realizada pela AtlasIntel e divulgada neste domingo (17) é a primeira a revelar uma mudança acentuada no cenário de disputa para governador da Bahia.
Pesquisa revela nova posição para senado
A disputa pela vaga ao Senado da República confirma, com 31,9%, das intenções de voto, a preferência do eleitorado pela recondução de Otto Alencar (PSD) ao Poder Legislativo e apresenta como dado novo a segunda colocação de Raíssa Soares (PL), que aparece com 15,8% das intenções. Em terceiro lugar está o deputado Cacá Leão (PP), que obteve 5,8%, quase a mesma porcentagem conquistada por Tâmara Azevedo (PSOL), que foi de 5,7%. Na quinta posição, Marcelo Nilo (Republicanos) somou 3,3%. Votos brancos e nulos foram1 4,3%. Aqueles que não souberam responder representam 23,3%.
Otto Alencar (PSD) está na chapa majoritária de Jerônimo Rodrigues (PT), Raíssa Soares (PL) participa da chapa majoritária de João Roma (PL), enquanto o filho do vice-governador João Leão, Cacá Leão (PP), é da chapada majoritária de ACM Neto (UB).
Lula consolidado
O pré-candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vence com folga na Bahia, com 64,8% dos votos, contra 23,1% que preferem o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na terceira posição da disputa pela presidência da República aparece Ciro Gomes (PDT), com 4,1%; seguido por Pablo Marçal (PROS), com 2,3%; Simone Tebet (MDB), 2,1%; André Janones (Avante), 1,1%. Já Sofia Manzano (PCB) e Felipe d’Avila (Novo) obtiveram apenas 0,5% das intenções de voto. Luciano Bivar (União Brasil), José Maria Eymael (Democracia Cristã), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 0,9%. As pessoas que não souberam responder são 0,6%.
Sobre o registro da pesquisa
Realizada entre os dias 8 e 14 de julho de 2022, a pesquisa AtlasIntel-Grupo A Tarde coletou dados de 1.683 pessoas, em 322 municípios da Bahia, via recrutamento digital aleatório (Atlas RDR) e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 02664/2022. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Baixe
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




