Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana comemora 31 anos de fundação; Presidente Karina Macêdo entrega homenagens a educadores e jornalista

Jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, é uma das 14 personalidades de Feira de Santana que foi homenageado em solenidade dirigida por Karina Macêdo de Assis, presidente do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana.
Educadores e jornalista estão entre as personalidades de Feira de Santana homenageadas em solenidade dirigida por Karina Macêdo de Assis, presidente do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana

14 personalidades de Feira de Santana foram homenageadas na noite de quarta-feira (28/09/2022), durante solenidade em comemoração pelos 31 anos de fundação do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana (CME FSA) e 30 anos de criação da União dos Conselhos Municipais de Educação do Brasil (UNCME).

Presidida por Karina Macêdo de Assis, e com Andressa Costa como secretária executiva e Adriana Costa, técnica educacional, a entidade escolheu educadores e jornalistas para destacar a contribuição que cada um concedeu para valorização da educação e dos educadores no processo de formação e transformação da sociedade, através do trabalho sério e comprometido pró-positivamente com o desenvolvimento de uma cidadania plena.

Os certificados foram entregues durante o evento ocorrido no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) à:

  • Ana Maria Alves dos Santos e Silva, professora;
  • Ana Rita de Almeida Neves, professora;
  • Anaci Bispo Paim, ex-reitora da UEFS, ex-secretária estadual da Educação e secretaria municipal da Educação;
  • Carlos Augusto Oliveira da Silva, jornalista e cientista social, diretor do Jornal Grande Bahia, Mestre em Ciências Sociais e ex-aluno especial do doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Jayana Bastos Miranda Ribeiro, professora e ex-secretária municipal da Educação;
  • Dr. João Batista Cerqueira, médico, presidente da Unicred Nordeste
  • Jonathas Henrique Britto Porto, professor
  • José Raimundo Pereira de Azevedo, professor, ex-prefeito e ex-secretário municipal da Educação;
  • Josué da Silva Mello, professor e ex-reitora da UEFS e ex-secretário municipal da Educação;
  • Justiniano Oliveira França, ex-vereador e ex-secretário municipal da Educação;
  • Manoel Humberto Gonzaga Lima, professor e presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME);
  • Rosana Fernandes Falcão, professora;
  • Dra. Selma Barros Daltro de Castro, professora da SEDUC de Feira de Santana e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB);
  • Wilma Simões Vieira, professora.

Discursos 

Ao discursar, Karina Macêdo discorreu sobre a importância do Conselho na formulação da política de educação da rede pública e privada de Feira de Santana.

Ela destacou, também, a necessidade de ampliar a visibilidade social da instituição que preside e pediu apoio dos educadores, políticos, sociedade civil e profissionais de imprensa.

Presente ao evento e homenageada, Anaci Bispo Paim discorreu sobre a contribuição que pessoas como o ex-prefeito e professor José Raimundo de Azevedo e Josué Mello, ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) concederam para melhoria da educação da população de Feira de Santana e região.

O educador Paulo Freire (1921-1997) e citações a obra autoral ‘Pedagogia do Oprimido’, além de Anísio Teixeira (1900-1971), sobre a organização da estrutura educacional e Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (1903- 1969) com a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, estiveram presentes nos discursos.

Programação do evento

Além dos discursos, o evento foi marcado por apresentações culturais e palestra acadêmica. Neto do Berrante realizou performance, a execução do Hino Nacional foi feita Celiah Zaiin, Jurivaldo Alves comentou sobre a cultura do cordel, a professora Selma Castro palestrou sobre o tema ‘Conselho Municipal de Educação, história, contributos e perspectivas de emancipação da/na educação municipal’, e o evento foi encerrado com uma projeção musical em vídeo da versão pós-moderna do ‘Hino à Feira de Santana’.

Leia +

Médico João Batista de Cerqueira e o jornalista e cientista social Carlos Augusto são homenageados pelo Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana

CME de Feira de Santana agenda solenidade dos 31 anos de fundação; Jornalista Carlos Augusto é uma das personalidades homenageadas durante evento

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10244 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.