
A solenidade pelos 33 anos de fundação da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) ocorrida na sexta-feira (07/10/2022), na sede da instituição militar, em Salvador, comemorou o Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), homenageou a patrona da escola, cadete Maria Quitéria (1792— 1853); e outorgou o título de ‘Amigo da Escola’ a personalidades da Bahia que contribuem para o êxito da instituição.
O evento foi presidido pelo general de exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) que, ao discursar, destacou a qualidade da formação dos alunos da instituição como fundamentais para o êxito das missões desempenhadas pelo Exército Brasileiro (EB) nos serviços prestados à população.
Na sequência da fala, o general Lancia citou as diversas áreas do conhecimento das quais são oriundos os oficiais graduados na ESFCEx, a exemplo de medicina, comunicação social, administração, contabilidade, direito, pedagogia, dentre outras.
Ele afirmou que a pluralidade de conhecimento combinada com a contínua formação militar concedida pelo Exército são marcas da instituição que estão presentes na formação dos profissionais das “letras e das ciências”.
Ordem do Dia
Após o discurso do general Lancia, o diretor da ESFCEx, coronel André Sodré Lira Brandão, fez a leitura da ‘Ordem do Dia’. Durante o discurso, ele fez referência ao ‘Dia do Quadro Complementar de Oficiais’ (QCO), comemorado em 2 de outubro, e os ideais de liberdade defendidos e inspirados por Maria Quitéria, ao afirmar que:
— O Exército Brasileiro (EB) comemora o Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) em 2 de outubro, data instituída pela Lei nº 7.831 de 1989. O QCO foi criado com o objetivo de atender às necessidades de pessoal de nível superior para a ocupação de cargos e funções em áreas do conhecimento estratégicas para o EB.
— Tal iniciativa representou um marco no processo de transformação da Força Terrestre (F Ter), quando se ampliou a aplicação do conhecimento de diversas ciências acadêmicas às atividades-meio relacionadas à vida castrense.
— Motivada por ideais de liberdade, a jovem Maria Quitéria, uma humilde sertaneja baiana, incorporou às fileiras do Corpo de Artilharia e, posteriormente, ao de Caçadores, tendo seu batismo de fogo no combate da foz do rio Paraguaçu, em junho de 1822, no contexto da Guerra da Independência do Brasil. Nesse conflito, evidenciou heroísmo, coragem, bravura, patriotismo e amor à profissão, recebendo, como reconhecimento, a condecoração de “Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro”, entregue pelo próprio Imperador Dom Pedro I.
— No fim de 1822, passou a integrar o Batalhão dos Voluntários de D. Pedro I, tornando-se, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça em uma unidade militar em terras brasileiras.
— De armas na mão, participando de combates como o da Pituba e o de Itapoã, a guerreira Maria Quitéria revelou amor à profissão, valor e intrepidez, confirmados em elogios de seus superiores. Por sua biografia, passou a ser referência do heroísmo da mulher brasileira.
— Sendo assim, o EB, em 28 de junho de 1996, por decreto do presidente da República, passou a reconhecê-la como a Patrono do QCO, em justa homenagem ao seu valor moral e profissional.
Outorga de título
Outro ponto do evento comemorativo nos 33 anos de fundação da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército foi a outorga do título ‘Amigo da Escola’ ao desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva, presidente da Comissão de Segurança do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) e o jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor e editor do Jornal Grande Bahia (JGB). Também foram homenageados:
- Jefferson do Carmo Andrade, Cel Cmt CMC;
- Renato Rocha Ventura Júnior, coronel da Polícia Militar da Bahia (PMBA);
- João Gaudêncio dos Santos Neto, delegado;
- Lucas Moreira dos Santos Borges, da SEMOP de Salvador;
- Jorge Tannus Simões, Yacht Clube da Bahia
- André Luiz Oliveira da Silva, Canções de TFM
Joaci Góes, advogado, escritor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), estava na relação de homenageados e vai receber o título no gabinete do diretor da ESFCEx.
Presenças
Além das autoridades e personalidades citadas, estiveram presente ao evento o general de divisão Marcelo Arantes Guedon, comandante da Região Marechal Cantuária (6ª Região Militar, que abrange os estados da Bahia e Sergipe); general de divisão Ricardo Piai Carmona, diretor de Educação Superior Militar; Clauro Roberto De Bortolli, vice-procurador-geral do Ministério Público Militar (MPM); subtenente Marcelo Visintainer Giordani Alves, adjunto de Comando da ESFCEx, dentre outros.
O coronel Nedilande, subcomandante da ESFCEx, dirigiu a apresentação da tropa, enquanto a major Adriana Castro atuou como mestre de cerimônia.









Leia +
Parabéns aos discípulos de Maria Quitéria! | Por André Sodré Lira Brandão, coronel do Exército