Dados da pesquisa eleitoral AtlasIntel-Grupo A Tarde confirmam liderança de Jerônimo Rodrigues (PT) com 45,4% das intenções de voto e possibilidade de conquistar o governo da Bahia no primeiro turno das Eleições 2022. Para o Senado Federal, Otto Alencar (PSD) aparece em primeiro lugar, com 51,6% das intenções de voto. Na disputa do mandato de presidente da República, Lula (PT) lidera absoluto, com 66,6% das intenções de voto. As informações foram divulgadas pelo Jornal A Tarde neste sábado (01/10/2022) e possuem registro no TSE por meio do protocolo BA-03876/2022.
Os dados da pesquisa para governador
Com 2 mil entrevistados, 400 a mais que nos levantamentos anteriores, a sétima rodada de consulta aponta Jerônimo Rodrigues (PT) na liderança com 45,4% das intenções de voto, 1,1 ponto a menos que cinco dias atrás. ACM Neto (União Brasil) também oscilou para baixo 0,6 ponto percentual e aparece com 39% da preferência do eleitorado.
No terceiro lugar, João Roma (PL) reúne 8,7% das intenções de voto, 1,2 ponto abaixo em relação ao último levantamento. Somados, os três candidatos mais lembrados perderam 2,9 pontos em menos de uma semana, enquanto brancos e nulos cresceram 2,3 pontos.
Cientista político comenta
A variação, no entanto, se enquadra na margem de erro de dois pontos percentuais, demonstrando estabilidade, como explica o cientista político Andrei Roman, executivo-chefe da AtlasIntel.
“Estabilidade em todos os cenários, tanto para presidente, senador e governador. ACM Neto comprovou ser bastante resiliente, Jerônimo subiu muito, travou essa diferença, mas me parece que nas últimas rodadas o ACM Neto parou de cair”, interpreta Andrei.
Essa estabilidade ainda pode ser alterada, observa ele. E o movimento capaz de modificar as tendências registradas até agora se concentra no interior.
“Existe um potencial de impacto das máquinas públicas que é algo difícil para as pesquisas refletirem”, explica o cientista.
Isso envolve os apoios captados através de alianças e articulações políticas.
“O trabalho de prefeitos e cabos políticos locais pode privilegiar principalmente Jerônimo e ACM Neto. Se houver alguma surpresa a favor de qualquer um dos dois, pode ser muito bem por conta disso”.
Os dados da pesquisa para senador
Na disputa pela vaga ao Senado, existe um cenário consolidado, com a reeleição de Otto Alencar (PSD) sem margem para qualquer surpresa, apesar do crescimento de Cacá Leão (PP) nas últimas semanas, ultrapassando, inclusive, a candidata bolsonarista Raíssa Soares (PL).
Os números mostram a variação positiva de Otto, de 50,7% para 51,6%, enquanto Cacá variou o mesmo percentual de 0,9 ponto, saindo de 18,4% para 17,5%, ambos dentro da margem de erro. A surpresa foi a queda de 2,9 pontos de Raíssa Soares, que saiu de 13,9% para 11%. Em contrapartida, Tâmara Azevedo (PSOL), saltou de 3 para 6,2 pontos percentuais.
Os dados da pesquisa para presidente da República
O ex-presidente Lula (PT) segue como favorito absoluto no estado, com 66,6% das intenções de voto para presidente da República. Em segundo lugar aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, com 22,9% e, em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT), com 4,4%.
*Com informações do Jornal A Tarde.


Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




