Na madrugada desta quinta-feira (06/04/2023), foi confirmado o resultado das eleições para os cargos de reitora e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A Chapa 1, que tem como candidatas as professoras Amali Mussi e Evanilda Carvalho foi vencedora do pleito, trazendo, pela primeira vez na história da instituição duas mulheres como dirigentes da instituição.
A votação compreende os alunos, ou seja, corpo discente e os servidores, subdivididos em corpo técnico e docente.
Eleitas comentam
A candidata eleita para o cargo de reitora, professora Amali Mussi, declarou que “o resultado das eleições demonstra que o nosso projeto é muito bom, mas ele não se faz sozinho, ele se faz no coletivo que também demonstra que quer continuar construindo esta universidade”.
A professora agradeceu a confiança depositada na Chapa 1 e reafirmou o compromisso de trabalhar pelos compromissos feitos durante a campanha.
A vice-reitora eleita, professora Evanilda Carvalho, que é a primeira mulher negra a ocupar o cargo, falou sobre a responsabilidade de representar todas as mulheres negras que a antecederam na luta pelo acesso ao ensino superior.
“Assumo esta responsabilidade com muita honra, com a confiança de todos e todas vocês, em nome dos nossos ancestrais e descendentes que ainda vão nascer”, afirmou.
Números da eleição
De acordo com a Comissão Eleitoral, a Chapa 1 recebeu 2.614 votos válidos, alcançando o percentual de 73,70% dos referidos votos, enquanto a Chapa 2 recebeu 883 votos, com o percentual de 22,20% dos votos válidos. Os demais números serão publicizados no próximo dia 10 de abril, conforme Regimento Eleitoral.
Oposição comenta
O professor Dagoberto Feitas, da Chapa 2, declarou que “o resultado das eleições não foi uma surpresa muito grande e que se viu um embate e uma disputa com uma gestão que já está aí e a gente compreende que uma gestão sempre tem muita força, mas é importante dentro do processo democrático chapas disputando e isso favorece o debate em que a gente discute a universidade”. Ele ainda elogiou o trabalho da Comissão Eleitoral que superou todas as dificuldades e garantiu que tudo corresse bem.
Governador será informado
No dia 20 de abril, o Conselho Universitário (Consu) estará reunido a fim de homologar e encaminhar os nomes das/dos integrantes da chapa eleita ao governador da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




