Deputado Robinson Almeida defende criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia; Ato em Capim Grosso reúne comunidade

O líder da Federação PT, PV e PC Do B, na Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Almeida (PT), participou, nesta quinta-feira (20/04/2023), em Capim Grosso, do ato em defesa da criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O parlamentar esteve ao lado do prefeito Sivaldo Rios, do vereador Jefferson Ferreira, da Secretária de Saúde, Leide Rios, da deputada Neusa Cadore, prefeitos e lideranças dos 16 municípios que formam os territórios da Bacia do Rio Jacuípe, do Sisal e do Semiárido Nordeste II . O ato reuniu mais de 200 pessoas, que caminharam pelas ruas da cidade antes do encontro realizado na Arena Mix. O nordeste da Bahia é a única mesorregião do Nordeste brasileiro que não possui um campus de uma Universidade Federal.

“Essa é uma mobilização e luta importante, que têm mais de 9 anos e havia sido desmobilizada depois do golpe de 2016 e dos cortes na educação promovidos pelos governos Michel Temer e Bolsonaro. A luta agora é retomada e estamos mobilizados nessa causa porque a implantação da Universidade Federal no Nordeste da Bahia vai fortalecer o desenvolvimento dos territórios, habitado por mais de 2 milhões de baianos, e garantir oportunidades para a juventude através da educação, além de dinamizar e fortalecer a economia regional”, afirmou.

Membro da Comissão de Educação no legislativo estadual, Robinson Almeida também recordou do compromisso do presidente Lula com a Educação Técnica e Superior.

“O presidente Lula já comprovou que tem compromisso com a educação. Nessa nova gestão já garantiu mais de R$ 2 bilhões em investimentos para educação, além de ter retirado a temática e a saúde do limite do teto de gastos do novo arcabouço fiscal. Em suas gestões passadas, a Bahia foi beneficiada com a criação de dezenas de campis dos Institutos Federais de Educação e de 5 novas Universidades Federais, entre elas a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Antes, nosso estado ficou mais de 70 anos apenas com a UFBA. Agora plantamos mais uma semente, e vamos regar, com muita luta, para criar as condições da Bahia ter uma nova Universidade Federal no Nordeste do nosso estado”, enfatizou o petista.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo