Uma comissão de vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana, liderada pela presidente da casa, Eremita Mota (PSDB), esteve nesta quinta-feira (04/05/2023), no Centro de Excelência de Fruticultura do Senar, em Juazeiro, norte da Bahia, para conhecer a unidade, parâmetro para a implantação de um Centro de Equideocultura, no Parque de Exposições João Martins da Silva, conforme projeto do Poder Executivo em tramitação no Legislativo. O grupo é formado pelos vereadores Jurandy Carvalho (PL), Silvio Dias e professor Ivamberg (PT), Pastor Valdemir (PV), Emerson Minho (DC) e o ouvidor da Câmara, Franklin Dória.
Durante a visita, a comitiva pôde conhecer as instalações físicas, aulas práticas, os serviços ofertados à comunidade e as mudanças geradas no entorno após a instalação da unidade. Em cinco anos, 25 mil pessoas foram beneficiadas diretamente com cursos e aprimoramentos dos conhecimentos, além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos.
De acordo com a diretora do Centro de Excelência de Fruticultura, Thyara Ribeiro, a unidade tem muitas missões, inclusive a de fortalecer a cadeia produtiva local – no caso de Juazeiro, a fruticultura – e de abrir novas portas de conhecimentos. “Aqui, os 25 mil alunos aprendem muito mais que o manejo com as frutas, eles aprendem também como lidar com a cadeia produtiva”, explicou.
Thyara agradeceu a visita dos vereadores e destacou que a intenção de cada Centro é aprimorar a especialidade da região. “É um prazer receber os vereadores e saber que a nossa unidade, a primeira do Brasil, vai servir de parâmetro para a implantação de um novo Centro, que vai fortalecer a cadeia produtiva de Feira de Santana. Esse projeto não vai só transformar a educação da região, mas também a vida de pequenos produtores”, destacou.
Para a vereadora e presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota, a visita foi muito produtiva e acredita que esse é um equipamento muito importante para a cidade, contudo ainda há pontos que precisam ser alinhados. “Aqui pudemos conhecer as instalações físicas e as suas diversas atividades, que não se prendem apenas à fruticultura, mas ao aprendizado e prestação de serviços à comunidade. Isso nos deixa mais tranquilos e certos que esse é um equipamento importante para o futuro de Feira de Santana, tendo em vista que vai gerar conhecimento, emprego e perspectivas de futuro para os jovens, além de evitar que famílias deixem a zona rural”, enfatizou a presidente.
Apesar da visita ter sido positiva, a presidente confirmou que haverá uma audiência pública, ainda sem data prevista, para que o Senar apresente detalhes da proposta do Centro de Equideocultura em Feira de Santana para que os vereadores mostrem as suas percepções sobre o assunto à população. A partir daí é que o projeto de cessão de três hectares do terreno do Parque de Exposições poderá ser votado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




