Enfermeiras se destacam na gestão das unidades de saúde em Feira de Santana

Câmara Municipal de Feira de Santana realizou sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem.
Câmara Municipal de Feira de Santana realizou sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem.

Os principais órgãos e unidades de saúde de Feira de Santana são geridos por mulheres enfermeiras. Desde a Secretaria Municipal de Saúde até o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues, elas assumem, cada vez mais, o protagonismo em cargos administrativos. Na sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, realizada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (12/05/2023), o vereador Silvio Dias (PT) disse que este é um merecido reconhecimento da importância da categoria.

Diretora do HGCA, a enfermeira Cristiane França diz que, durante o curso de Enfermagem, os alunos são capacitados com disciplinas referentes à administração hospitalar: “É uma das poucas profissões que, ao decorrer do curso, oferta disciplinas que falam sobre gestão”. Em meio aos desafios da atividade, a enfermeira Dart Clair ressalta a importância de profissionais da enfermagem ocuparem cargos de representação. “Somos uma categoria majoritariamente feminina e que realiza um trabalho de manutenção da vida. Por muitas vezes fomos invisíveis, mas essenciais. Estamos em todos os cenários do cuidado, desde o nascimento até a morte”.

O protagonismo das enfermeiras em Feira de Santana também remete à história do Dia Internacional da Enfermagem, que homenageia Florence Nightingale, enfermeira inglesa considerada marco na profissionalização da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída em meados dos anos 40, em homenagem à enfermeira baiana Ana Néri, primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. “As mulheres, mais uma vez, dando exemplo e abrindo caminhos”, disse a presidente da Câmara Municipal, vereadora Eremita Mota.

Piso Salarial

Luta histórica dos profissionais da enfermagem do Brasil, o piso salarial da categoria está mais próximo de se tornar realidade. No simbólico 12 de maio, o Governo Federal sancionou a Lei 14.581/23, que assegura repasses de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso. Para o coordenador do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, que compareceu à sessão representando o governador Jerônimo Rodrigues, a iniciativa é um “suspiro para a categoria”, que agora, segundo ele, poderá pleitear por outras demandas referentes à valorização profissional. Presente na solenidade, o deputado federal Zé Neto afirmou que “esta vitória da enfermagem, como também dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, é muito emblemática para a saúde do nosso país, porque demonstra a valorização de categorias extremamente importantes e fundamentais para a construção da saúde no nosso país”.

Homenagens

Durante a sessão solene, os vereadores presentes entregaram certificados alusivos ao Dia Internacional da Enfermagem a Dart Clair Cerqueira, Ana Rita da Silva, Liliane Cerqueira, Claudineide Souza, Marinalva Teixeira, Rafael Silva, Francineide Almeida, Adrielly Silva, Ellen Alcântara, Viviane Miranda Teles e Iraci Leite. A solenidade foi conduzida pela vereadora Eremita Mota, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Silvio Dias, propositor da sessão; do procurador Geral do Município e representante do prefeito Colbert Martins no evento, o advogado Guga Leal; de Edy Gomes; Cristiana França e de Lucas Coleta dos Reis Alves, enfermeiro e coordenador de Vetor do Coren-Bahia, subseção Feira de Santana.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141850 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário