O Partido dos Trabalhadores (PT) de Feira de Santana anunciou neste sábado (06/05/2023) que terá candidato próprio nas eleições municipais de 2024. O deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto) foi escolhido por unanimidade como pré-candidato durante o Encontro Municipal da Militância Petista, realizado no auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães.
Em 2020, Zé Neto concorreu ao mandato de prefeito, mas foi derrotado no segundo turno por Colbert Martins da Silva Filho, do MDB.
Deputado estadual na disputa
Na disputa pelo comando do Paço Municipal Maria Quitéria, nas Eleições 2024, Zé Neto (PT) deve enfrentar o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), que é um ex-vereador-petista que aderiu ao grupo Ronaldista, exercendo cargo de secretário municipal e de vereador. Ele conquistou pela primeira vez o mandato estadual nas Eleições 2022.
Ex-prefeito na liderança
Como principal nome na disputa pela Prefeitura de Feira de Santana em 2024 aprece o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil). O político de direita segue invicto desde que conquistou o governo municipal nas Eleições de 2000, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o governo estadual de Paulo Souto (PFL).
José Ronaldo é o único político da história de Feira de Santana a conquistar por quatro vezes o mandato de governante municipal e em todas elas no primeiro turno. Ele também conseguiu fazer os sucessores, Tarcízio Pimenta e Colbert Martins Filho.
Em todas as eleições municipais desde 2000 contra o PT, José Ronaldo impôs derrotas a Zé Neto, a exceção de 2008, quando concorreu Sérgio Carneiro. Atualmente, o político, que é filho do ex-senador João Durval, se desfilou do Partido dos Trabalhadores, passou à base Ronaldista e exerce cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana no Governo Colbert Martins.
Dificuldades para do PT para as Eleições 2024
Para as Eleições 2024, Zé Neto prossegue com as mesmas dificuldades de antes, quais sejam, ampliar o número de aliados, reduzir a rejeição na classe média conservadora, conquistar parte do eleitorado evangélico vinculada ao protestantismo vulgar e eleger uma bancada expressiva de vereadores. Atualmente, o PT conta apenas com dois vereadores, Silvio Dias e Ivamberg dos Santos Lima.
A política personalista de Zé Neto funcionou para ele próprio, ao passo em que foi eleito e reeleito deputado estadual e eleito e reeleito deputado federal. Mas, do ponto de vista partidário, a legenda manteve-se com pouca expressão ao longo dos anos em Feira de Santana.
Neste mesmo contexto, no Governo da Bahia, pelo quinto mandato consecutivo, a liderança é exercida pelo PT, primeiro com Jaques Wagner, seguido por Rui Costa, sucedido por Jerônimo Rodrigues, atual governador.
Para o governo do estado, o PT tinha conquistado a maioria do eleitorado feirense nas Eleições de 2006, 2010 e 2014, mas a tendência foi revertida nas Eleições de 2018 e 2022, com os candidatos de direita José Ronaldo (DEM, atual União Brasil) e ACM Neto (União Brasil), nas duas últimas eleições estaduais eles conquistaram a maioria do eleitorado que vota no município.
Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




