Prefeitura de Ipecaetá promove edição 2023 do São João e São Pedro

Cartazes anuncia programação dos festejos juninos de 2023 de Ipecaetá.
Cartazes anuncia programação dos festejos juninos de 2023 de Ipecaetá.

A cidade de Ipecaetá está preparada para celebrar a edição 2023 dos tradicionais festejos juninos. Com o tema “São João e São Pedro da Gente”, a gestão do prefeito Junior Piaggio divulgou a programação completa das festividades, que terão início nesta quinta-feira, 22 de junho, e seguirão nos dias 23 de junho e 1º e 2 de julho. 11 atrações foram contratadas para os quatro dias de festa e a abertura dos shows ocorre na sexta-feira (23) com os Falcões, seguido de Marlus Viana, Tempero de Mulher e Davi Alves.

A programação inclui diversas atrações que prometem animar moradores e visitantes. As atividades terão início nesta manhã de quinta-feira (22/06), com apresentações da Educação Infantil às 8h45. Em seguida, às 9h30, está programado o Concurso de Forró com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, das turmas I9 e 2º ano. Logo após, às 10h45, haverá o Concurso de Dramatização Caipira com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, das turmas do 3º ao 5º ano. As atividades do turno serão encerradas às 11h45.

Durante a tarde, a partir das 14h, terá início a Abertura Oficial do evento, com a Apresentação Cultural de Adriano Lima. Em seguida, às 14h40, acontecerá o Concurso de Quadrilhas com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Às 17h, será a vez da apresentação da Quadrilha com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Logo depois, às 17h45, será a vez da Quadrilha “U9 é 10” de Santo Estêvão se apresentar.

O encerramento das atividades e a entrega da premiação acontecerão às 18h, seguidos pela apresentação cultural com Vitória Fagundes.

A expectativa é que os festejos juninos de Ipecaetá atraiam um grande público, promovendo a valorização da cultura local e proporcionando momentos de alegria e confraternização entre os moradores. A tradição dos festejos juninos é uma marca importante da identidade cultural da cidade, e a administração municipal tem se empenhado em oferecer uma programação diversificada para atender a todos os gostos e faixas etárias.

Além das festividades, é interessante ressaltar que o São João e São Pedro são celebrações populares que ocorrem em diversas regiões do Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, mais de 96% dos municípios brasileiros realizam algum tipo de festa junina, demonstrando a importância cultural e econômica desses eventos para as comunidades locais.

As festas juninas são conhecidas pelas comidas típicas, como o milho, o amendoim e a canjica, além das danças de quadrilha e das fogueiras, que simbolizam a chegada do período de colheita e o agradecimento pelas boas safras. Essas festividades também movimentam o turismo local.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10954 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário