O mês de agosto de 2023 se revela como o ponto alto do turismo religioso na Bahia, com fervorosas celebrações em homenagem a santa Dulce dos Pobres e ao Bom Jesus da Lapa. No domingo (13/08/2023), baianos e turistas testemunharam uma série de eventos em honra a santa Dulce, canonizada em 2019. Os rituais incluíram um show do padre Antônio Maria, uma missa campal liderada pelo arcebispo de Salvador, dom Sérgio da Rocha, uma procissão até a basílica do Senhor do Bonfim e uma apresentação do forrozeiro Waldonys. O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur-BA), apoiou essas comemorações que reforçam a rica tradição religiosa da região.
Um dos marcos do turismo religioso na Bahia é o complexo das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), situado no Largo de Roma, em Salvador. Criado pela própria santa, o complexo compreende um hospital filantrópico, um santuário, um memorial que narra a trajetória da freira, uma loja de souvenires e uma cafeteria. Apenas no primeiro semestre de 2023, quase 300 mil pessoas visitaram a Osid, evidenciando seu apelo como atração turística.
“Ter uma santa brasileira, baiana, que deixou um legado que temos a responsabilidade de continuar, é motivo de orgulho para todos nós. O complexo é uma atração de grande importância para o turismo religioso na Bahia, atraindo peregrinos que desejam conhecer sua história”, afirmou Maria Rita Pontes, superintendente da Osid.
Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, ressalta que santa Dulce dos Pobres integra o rico patrimônio católico da Bahia, com grande potencial para atrair visitantes.
“Ela se destaca ao lado de outras expressões religiosas como o Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, o Senhor Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora das Candeias, fortalecendo o fluxo turístico do estado”, comentou.
O mês de agosto testemunha um aumento significativo no turismo religioso na Bahia, com as celebrações tanto de santa Dulce quanto do Bom Jesus da Lapa. Esta última, em particular, espera receber mais de 600 mil visitantes somente neste mês, somando mais de 2 milhões de romeiros ao longo do ano. Estima-se que cerca de 5 milhões de pessoas viajem pelo estado em busca de experiências de fé, injetando mais de R$ 6 bilhões na economia baiana, conforme dados da Setur-BA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




