Após apagão, ONS adota medidas para garantir fornecimento de Energia

Na sequência do amplo apagão que afetou 25 estados e o Distrito Federal na última terça-feira (15/08/2023), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou a implementação de medidas para assegurar o fornecimento contínuo de energia. O ONS divulgou o Informe Preliminar de Interrupção de Energia no Sistema Interligado Nacional (IPIE), que marca o início da investigação para determinar as causas do evento e como evitar que ele se repita.

Medidas de precaução adotadas

De acordo com o informe divulgado pelo ONS em 17 de agosto, o sistema está sendo operado de maneira mais conservadora para garantir a segurança do fornecimento de energia, em conformidade com os Procedimentos de Rede. Para isso, foram adotadas medidas como a redução no carregamento das linhas de transmissão e a postergação de manutenções programadas. Essas ações visam minimizar os riscos de interrupções futuras e garantir a confiabilidade do sistema elétrico.

Relatório detalhado em 45 dias

O relatório completo que detalhará as causas do apagão e suas implicações deve ser concluído em 45 dias úteis, conforme informou o ONS. Já estão agendadas duas reuniões para discutir os resultados preliminares da investigação e o início da elaboração do relatório final. A primeira reunião acontecerá em 25 de agosto, com a participação do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de representantes do setor. O segundo encontro ocorrerá em 1º de setembro.

O desencadeador do apagão

O apagão, que teve início às 8h30 do dia 15 de agosto, resultou na queda de fornecimento de cerca de 27% da carga total, totalizando aproximadamente 19 mil megawatts. O evento foi desencadeado pelo desligamento da linha de transmissão 500 kV Quixadá-Fortaleza II, operada pela Eletrobras Chesf. O ONS afirmou que um funcionamento incorreto no sistema de proteção da linha levou ao seu desligamento.

Desafios na avaliação

O ONS destacou que o desligamento dessa linha, por si só, não teria sido suficiente para causar a extensão do apagão observado, indicando que o desligamento afetou desproporcionalmente equipamentos adjacentes e causou oscilações elétricas nas regiões Norte e Nordeste. A separação das interligações entre essas regiões e as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ocorreu após 600 milissegundos, quando os Proteções de Perda de Sincronismo (PPS) foram acionados.

Restauração do sistema

O ONS assegurou que, após a queda, as cargas em todas as regiões começaram a ser recompostas em poucos minutos. O fornecimento já havia sido normalizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até as 10h. O sistema elétrico foi completamente restaurado às 14h49.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading