A busca por vagas nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris está impulsionando a participação da seleção brasileira no Mundial de Halterofilismo Paralímpico, que acontecerá entre os dias 22 e 30 de agosto de 2023 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com o intuito de somar pontos para o ranking de classificação, o Brasil estará representado por 23 atletas nesse evento que contará com a presença de 495 competidores de 78 países.
O sistema de classificação para os Jogos de Paris avalia o desempenho dos atletas em diversos campeonatos internacionais realizados entre março de 2022 e junho de 2024. Esse ranking definirá oito vagas por categoria para a edição paralímpica do próximo ano. Entre os competidores brasileiros, a atleta Mariana D’Andrea se destaca com sua excelente colocação no ranking mundial.
Mariana, que conquistou o título paralímpico nos Jogos de Tóquio 2020, ocupa a segunda posição no ranking da categoria até 73 quilos. Embora tenha competido nessa categoria até o final de 2022, a atleta agora se desafiará na categoria até 79 quilos no Mundial. Suas marcas recentes em disputas nacionais a colocariam na primeira posição, caso fossem reconhecidas internacionalmente. Com sua determinação, Mariana aspira ficar entre as três melhores do mundo nessa nova categoria, garantindo, assim, sua participação em Paris 2024.
A atleta afirmou à Confederação Paralímpica Brasileira (CPB) que se sente preparada tanto fisicamente quanto mentalmente para essa competição. Além de Mariana, outros atletas brasileiros se preparam para encarar esse desafio no Mundial de Halterofilismo Paralímpico, com a expectativa de conquistar a tão almejada vaga olímpica. A delegação brasileira se reunirá no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo antes de embarcar para Dubai no dia 18 de agosto. A competição é mais uma oportunidade para o Brasil mostrar sua força no esporte paralímpico e buscar um lugar no megaevento esportivo que acontecerá em Paris no próximo ano.
*Com informações da Agência Brasil.








Deixe um comentário