Cientista político dos EUA aponta o que Ocidente mais teme na Ucrânia

O Ocidente tem muito medo de perder na Ucrânia, por isso ele empurra apressadamente as forças ucranianas para realizar uma ofensiva “suicida”, disse o cientista político dos EUA John Mearsheimer em entrevista com o Grayzone.

Segundo o especialista, o Exército ucraniano lançou sua contraofensiva usando unidades armadas e treinadas pela OTAN, o que, no final das contas, “não funcionou”.

“Eles nem chegaram às primeiras linhas defensivas das tropas russas. Como resultado, eles combateram na zona cinza e sofreram pesadas baixas”, disse ele.

De acordo com Mearsheimer, qualquer um que saiba alguma coisa sobre táticas militares e estratégia entende que Kiev não tinha chance de conseguir qualquer progresso significativo. Ao mesmo tempo, o Ocidente pressionava a Ucrânia para iniciar a contraofensiva, bem como tem ativamente fornecido armas.

Portanto, se pode questionar por que as forças ucranianas estão sendo empurradas para uma “ofensiva suicida que é totalmente contraproducente”.

“Eu penso que o que acontece aqui é que o Ocidente tem muito medo de que o tempo esteja se esgotando, que, se os ucranianos não demonstrarem sucesso significativo no campo de batalha em 2023, o apoio público à guerra acabará e os ucranianos perderão – o Ocidente perderá”, concluiu Mearsheimer.

A ofensiva ucraniana nas linhas de operações a sul de Donetsk, Zaporozhie e Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana) começou em 4 de junho.

*Com informações da Sputnik.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading