Estudantes de escolas públicas da Bahia e privadas disputam vagas para etapas nacionais dos Jogos Escolares

O apoio do governo na logística dos atletas é destacado pelos treinadores, que veem nos Jogos Escolares uma oportunidade para revelar talentos.
O apoio do governo na logística dos atletas é destacado pelos treinadores, que veem nos Jogos Escolares uma oportunidade para revelar talentos.

Cerca de 500 atletas, estudantes de escolas públicas e privadas de 16 cidades da Bahia, estão participando da seletiva estadual dos Jogos Escolares, que iniciaram nesta quinta-feira e vão até sábado (03 a 05/08/2023). O evento é organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). As competições ocorrem em diversas modalidades, como judô, wrestling, ciclismo e ginástica rítmica, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover a integração entre os estudantes.

As disputas são realizadas nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. Os atletas buscam vagas para as etapas nacionais que acontecerão em São Paulo e Brasília. O incentivo à prática de esportes desde a escola é uma prioridade do Governo da Bahia, que enxerga nos Jogos Escolares uma importante oportunidade para revelar talentos e estimular o desenvolvimento de valores como disciplina, respeito e cooperação.

A competição de judô abriu os confrontos na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. As modalidades de ginástica rítmica e wrestling (luta olímpica) acontecem na sexta-feira, em Salvador, enquanto a competição de ciclismo ocorre no sábado, nas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB). O apoio do Governo do Estado, que contempla o transporte e hospedagem dos atletas, tem sido fundamental para ampliar a visibilidade e oportunidades dos jovens competidores.

Os estudantes campeões da seletiva estadual, nas modalidades coletivas e individuais, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Já os vencedores na categoria de 12 a 14 anos têm a oportunidade de participar dos Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Essas competições nacionais são importantes para a formação esportiva dos jovens atletas e para representar a Bahia em eventos de alcance nacional.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141536 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário