Leishmaniose em baixa com apenas um caso positivo registrado em 2023, diz SMS de Feira de Santana

A SMS tem investido em ações de combate ao vetor, como pesquisa de vetores, controle químico e exames em cães.
A SMS tem investido em ações de combate ao vetor, como pesquisa de vetores, controle químico e exames em cães.

A cidade de Feira de Santana está celebrando uma notícia positiva na área de saúde: registrou apenas um caso positivo de Leishmaniose em 2023. Essa doença infecciosa, transmitida pelo protozoário do gênero Leishmania, pode ser fatal tanto para humanos quanto para animais, caso não seja tratada adequadamente. A cidade tem adotado medidas preventivas e de controle do vetor para manter a incidência sob controle.

A enfermeira Thais Peixoto, referência técnica do Programa Municipal de Leishmanioses, explicou que os diagnósticos e tratamentos estão acessíveis em todas as unidades de saúde da cidade. Ela detalhou que a doença se divide em duas formas: cutânea e visceral, sendo esta última popularmente conhecida como “calazar”. A enfermeira orientou que, ao identificar sinais e sintomas, as pessoas busquem avaliação médica para diagnóstico e encaminhamento para procedimentos como biópsias.

Em casos confirmados, os pacientes podem ser encaminhados para o Ambulatório de Infectologia, uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde que está preparada para atender e tratar os casos de leishmaniose. Além disso, a cidade tem investido em ações de combate ao vetor, como pesquisa de vetores, controle químico, exames em cães e recolhimento de animais positivos para a doença.

A prevenção também é uma parte fundamental na luta contra a leishmaniose. A população é incentivada a usar repelentes, mosquiteiros e evitar exposição nos horários de maior atividade do vetor. Medidas como limpeza de quintais e terrenos também são recomendadas para evitar a proliferação de criadouros do vetor. O controle rigoroso dessas medidas tem contribuído para a redução significativa dos casos na cidade, sendo um exemplo positivo na luta contra essa doença grave.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141579 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário