O planeta Terra viveu em julho de 2023 o mês mais quente já registrado desde que se iniciaram as medições, em 1850. Segundo dados divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), a temperatura média global ficou 0,72°C acima da média observada entre 1991 e 2020, e 0,33°C maior que o recorde anterior, em julho de 2019.
O aumento da temperatura afetou tanto o ar quanto os oceanos, que também registraram níveis recordes de calor. O Atlântico Norte, por exemplo, esteve 1,05°C acima da média em julho, com ondas de calor marinhas se desenvolvendo ao sul da Groenlândia e no Mar de Labrador, na bacia do Caribe e no Mar Mediterrâneo.
As consequências desse fenômeno foram sentidas em várias regiões do mundo, especialmente no Hemisfério Norte, onde ocorreram ondas de calor em terra que provocaram incêndios florestais, secas, inundações e mortes. Países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Grécia e Itália foram alguns dos mais afetados pelos eventos extremos.
De acordo com a vice-diretora do Serviço de Mudança Climática Copérnico, entidade parceira da OMM, Samantha Burges, esses novos recordes têm consequências terríveis para as pessoas e para o planeta, que fica exposto a eventos extremos cada vez mais “frequentes e intensos”.
Ela alerta que 2023 é atualmente o terceiro ano mais quente até o momento, 0,43°C acima da média recente. A temperatura média global em julho esteve 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Ela avalia que isso mostra a urgência de esforços ambiciosos para reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa, que são o principal fator por trás desses recordes.
Para o diretor de serviços climáticos da OMM, Chris Hewitt, as notícias não devem ser uma surpresa. Ele lembra que o último relatório anual do Estado do Clima da OMM afirmou que o período entre 2011 e 2020 foi a década mais quente de todos os tempos. Ele afirma que as temperaturas podem continuar batendo recordes com o aumento contínuo de emissões de gases de feito estufa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




