Nesta quinta-feira (10/08/2023), a Polícia Federal deflagrou uma operação visando a busca de provas relacionadas ao recrutamento de adolescentes para integrar o Daesh, uma organização terrorista proibida em diversos países, incluindo a Rússia. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro, conforme autorização da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte. A ação visa desmantelar uma rede que recruta jovens para integrar o grupo extremista, após um brasileiro ter sido preso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em junho, enquanto tentava viajar para o exterior a fim de se juntar ao Daesh e recrutar adolescentes através de aplicativos de mensagem.
O Daesh, também conhecido como Estado Islâmico, é uma organização radical sunita que opera em regiões da Síria e do Iraque. Originado da vertente iraquiana da Al-Qaeda, responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, o grupo é reconhecido por sua brutalidade e busca pela imposição de um estado islâmico. Seu recrutamento, mesmo à distância, preocupa autoridades globais.
Segundo a Polícia Federal, o indivíduo preso é acusado de praticar o crime de corrupção de menores, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. A sua atuação criminosa ocorreu no ambiente virtual, recrutando jovens para participar do Daesh, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão para cada adolescente envolvido. O combate ao recrutamento de jovens para organizações terroristas é um desafio internacional, e a operação reflete os esforços das autoridades brasileiras em evitar que cidadãos se envolvam em atividades extremistas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




