Senado aprova novos indicados para o CNMP, fortalecendo o órgão de controle e fiscalização

Nesta terça-feira (08/08/2023), o Senado Federal deu luz verde a quatro novos indicados para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), reforçando o papel do órgão na supervisão e fiscalização do Ministério Público brasileiro. As nomeações, selecionadas pela Procuradoria-Geral da República, passaram pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em julho, após uma rigorosa sabatina dos indicados. Diferentemente de outros processos de aprovação, não se faz necessária a sanção presidencial para essa deliberação.

Dentre os aprovados, destaca-se Jaime Cassio Miranda, oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e procurador da Justiça Militar, que já ocupa um assento no CNMP e teve sua indicação respaldada por 54 votos favoráveis, 3 contrários e 3 abstenções.

Moacyr Rey Filho, mestre em direito e promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, também teve sua nomeação aprovada por 56 senadores, com dois votos contrários e duas abstenções. Ângelo Fabiano Farias, especialista em direito e processo do trabalho e procurador do Trabalho, obteve aprovação com 49 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções. Por fim, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, mestre em direito público e procurador da República, também recebeu aval positivo para sua permanência no CNMP, com mandato de 2021 a 2023.

Essas aprovações seguem a tendência da semana anterior, quando três outros indicados já haviam sido aprovados pelo Plenário, após minuciosa análise pela CCJ.

A expansão do CNMP com a adição de profissionais experientes e especializados reforça a capacidade do órgão de exercer seu papel fundamental na promoção da ética, eficiência e transparência no Ministério Público, contribuindo para uma Justiça mais sólida e confiável.

*Com informações da Agência Senado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading