A Operação Safra 2022/2023, que visa a proteção de trabalhadores e produtores rurais durante a colheita no oeste da Bahia, termina com números que evidenciam o sucesso da iniciativa. A operação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) em colaboração com a Secretaria da Agricultura, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), acontece há nove anos.
Nesta edição, a operação expandiu o patrulhamento ostensivo, com abordagens a veículos em rodovias e estradas vicinais, mapeamento com drones e reforço na disponibilidade de viaturas. Isso resultou em uma redução de ocorrências. Foram realizadas 12 mil abordagens a pessoas e 3,5 mil a veículos, um aumento de 20% em comparação com a edição anterior. Além disso, nove mil visitas a fazendas foram realizadas durante os seis meses da operação, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Quatro prisões em flagrante e a apreensão de 18 armas de fogo também foram registradas, números inferiores aos de anos anteriores.
A parceria entre instituições e o compromisso das forças de segurança e produtores rurais foram fundamentais para o sucesso da operação, garantindo mais segurança nas áreas rurais da região oeste da Bahia. O secretário da Agricultura, Wallison Tum, elogiou a iniciativa, que ajudou a proteger os estoques de fertilizantes e equipamentos, enquanto o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, destacou a importância da manutenção dessa parceria para a paz no campo e nas cidades da região.
A Operação Safra tem demonstrado ao longo dos anos a eficácia de sua abordagem, contribuindo para a segurança e bem-estar dos trabalhadores rurais e produtores na Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




