Em uma visita oficial a Cuba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de ministros, participou da assinatura de acordos de cooperação que visam ampliar a colaboração entre o Brasil e Cuba em diversas áreas, incluindo saúde, ciência e tecnologia, e desenvolvimento agrário. Esses acordos, segundo o governo, têm o objetivo de promover a troca de tecnologias e conhecimento entre os dois países.
Na área da saúde, um protocolo de cooperação foi assinado, abrangendo temas como doenças crônicas, vacinas, biotecnologia, biodiversidade, doenças transmissíveis e negligenciadas. Além disso, o protocolo prevê o desenvolvimento de produtos inovadores. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância desse acordo, afirmando que o Brasil pode se beneficiar do conhecimento de ponta que Cuba desenvolveu na área de saúde. A parceria também inclui a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Biocubafarma, que possibilitarão a transferência de tecnologia para a produção nacional de medicamentos, como o NeuroEpo e a Eritropoietina.
Outro aspecto importante desse acordo é a cooperação em regulamentação sanitária para aprovação e comercialização de medicamentos, dispositivos médicos, vacinas e outras tecnologias relacionadas à saúde.
Na área de Ciência e Tecnologia, foi assinada uma medida para reativar o Comitê Gestor Brasil-Cuba de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse comitê buscará cooperação em biotecnologia, bioeconomia, biorrefinarias, biofabricação, energias renováveis, ciências agrárias, soberania alimentar, clima, sustentabilidade, redes de ensino e pesquisa. A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, enfatizou a importância dessa relação de aprendizado e cooperação mútua.
Na área de desenvolvimento agrário, o ministro Paulo Teixeira assinou um convênio para estabelecer um programa de cooperação na área agrícola, abrangendo agricultura, pecuária, agroindústria, governança da terra, soberania alimentar e segurança alimentar. A parceria visa a troca de tecnologia e cooperação técnica em várias áreas relacionadas à agricultura.
Após a Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G77 + China, Lula teve uma reunião bilateral com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, marcando a primeira visita oficial de um presidente brasileiro ao país em nove anos. Lula seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, onde fará o primeiro discurso do debate geral da 78ª Assembleia Geral da ONU.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




