O documentário “Samba antes do Samba”, produzido pela Têm Dendê Produções e dirigido por Paulo Alcoforado, desvenda os segredos e tradições por trás do samba, revelando que sua história tem profundas raízes no Recôncavo Baiano, mais especificamente em Santo Amaro da Purificação. Nesse filme, o renomado cantor e compositor Roberto Mendes guia os espectadores por um emocionante mergulho na cultura e nas tradições que deram origem ao samba, enquanto a carioca Gracy Moreira, bisneta da lendária Tia Ciata, figura influente no surgimento do samba, se une à jornada em busca de respostas sobre a mudança dessa mulher negra e sambista para o Rio de Janeiro no século 19, antes mesmo da Abolição da Escravatura.
O documentário mergulha profundamente na cultura e nas tradições das comunidades de São Braz e Alto do Cruzeiro (Acupe), distritos de Santo Amaro, onde são mostrados rituais de reza e rodas de chula e samba que persistem há séculos. Durante o Tríduo de Santo Antônio, as filmagens capturam as dinâmicas dessas comunidades afrodescendentes, destacando elementos como a extração do dendê, a preparação e o consumo de seus derivados, além da influência na formação histórica da viola de percussão ferida.
O cantor e compositor Roberto Mendes, figura central no documentário, compartilha seu entusiasmo por essa jornada de descoberta das raízes do samba:
“Eu fico muito feliz em participar disso. Isso acontece no meio do século 19, quando chegam as violas machete e 3/4 e se encontram com o batuque de 200 anos e aí se forma essa coisa belíssima que é o canto violado. E que vem do labor, do canto de labor da cana de açúcar, essa comemoração das safras. Também está dentro das rezas de Santo Antônio, São João e Cosme e Damião. Para mim é um prazer, eu fico muito feliz de ter vivido com essas pessoas, violeiros que ajudam a entender isso. Eu dei muita sorte de estar vivendo esse momento desse projeto.”
O roteiro, assinado por Paulo Alcoforado e Daniel Arcades, e a produção executiva de Keyti Souza evidenciam a presença de elementos culturais fortes e colaborativos durante as filmagens na comunidade de São Braz, um quilombo onde a união, o respeito à reza e ao samba se destacam. Gracy Moreira, bisneta de Tia Ciata, traz uma perspectiva valiosa sobre a herança cultural que ultrapassa as fronteiras da Bahia. Com Roberto Mendes como guia, o documentário “Samba antes do Samba” nos convida a vivenciar e compreender essa cultura única.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




