O economista e ex-presidente do Banco Central, Affonso Celso Pastore, expressou preocupação com a atual situação econômica do Brasil em uma entrevista exclusiva. Ele destacou que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023 está sendo impulsionado pelos gastos do governo, enquanto o setor privado está se retraindo. Pastore argumentou que essa dinâmica de crescimento insustentável poderá resultar em pressões por taxas de juros mais altas no futuro.
De acordo com o economista, a expansão da política fiscal do governo está elevando a taxa de juros neutra, que é aquela que equilibra a demanda com a oferta e o PIB potencial. Isso, por sua vez, reduz o efeito restritivo da política monetária. Pastore enfatizou que o crescimento atual está sendo impulsionado pelo setor público, com exceção do setor agrícola, enquanto o investimento privado tende a encolher devido ao aumento das taxas de juros.
Pastore prevê que o conflito entre o governo e o Banco Central, especialmente em relação às políticas de juros, ressurgirá à medida que a atividade econômica desacelerar. Ele também questionou a otimismo do governo em relação ao aumento da arrecadação, afirmando que existe um excesso de confiança em relação a essa perspectiva.
O economista alertou que o crescimento atual não é sustentável e que, quando esse cenário se tornar evidente, o conflito entre as políticas fiscal e monetária poderá se intensificar. Ele argumentou que a economia internacional, com desaceleração em países como a China e políticas monetárias restritivas nos Estados Unidos e na Europa, também pode afetar a economia brasileira.
Em relação à política fiscal, Pastore mencionou a necessidade de aumento de receita para cumprir as metas de resultado primário, mas observou que a política monetária restritiva e as taxas de juros mais altas podem limitar a capacidade de estímulo econômico.
*Com informações do Jornal Folha de S.Paulo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




