A energia solar fotovoltaica ganha destaque no cenário energético brasileiro, representando atualmente 15% da matriz elétrica do país, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Um relatório de agosto revelou que desde 2012, o setor atraiu mais de R$ 159 bilhões em investimentos e criou quase 980 mil empregos.
A perspectiva do mercado é que o número de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil continue a crescer. Vários fatores contribuem para esse impulso, incluindo a implementação da quinta geração de internet móvel, o 5G, o aumento das vendas de veículos elétricos e a maior disponibilidade de baterias de armazenamento de energia.
Bárbara Rubim, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), destaca que a implementação do 5G aumentará consideravelmente a demanda por energia elétrica, incentivando as empresas a buscar soluções econômicas, como a energia solar.
“As empresas de telefonia vão gastar entre 150 e 180% mais energia elétrica com a implantação do 5G, então um aumento de um gasto, de um custo tão significativo quanto o da energia elétrica, vai fazer com que essas empresas busquem ainda mais soluções para baratear esse custo fixo que elas têm”, explica Rubim.
Além disso, a facilidade de aquisição de tecnologias de armazenamento de energia proporciona flexibilidade no uso da energia solar. Rubim afirma que a combinação dessas tecnologias permite que a energia solar seja usada em horários mais convenientes, como à noite, ou quando as tarifas de distribuição de energia são mais caras.
A energia solar também tem conquistado muitos consumidores, como Paulo Maia, morador do Distrito Federal. Ele optou por instalar um sistema solar em sua residência, buscando uma fonte alternativa de energia e aproveitando os benefícios econômicos a longo prazo.
“A diferença é imediata, assim que foi habilitado pela concessionária de energia a conta já veio praticamente zerada, às vezes vem 1 real, 2 reais. Por enquanto, como tenho gerado mais energia do que o consumo, então está praticamente zerada a minha conta de energia”, compartilhou Paulo Maia.
De acordo com a Absolar, os estados líderes em geração distribuída de energia solar são São Paulo e Minas Gerais, com 13% da potência instalada, seguidos pelo Rio Grande do Sul, com 10%.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




