José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras e figura-chave na exploração do pré-sal no Brasil, está embarcando em um novo empreendimento no campo das energias renováveis. Como consultor técnico, ele está envolvido na construção de um megaparque de energia renovável no interior da Bahia, que compreende cinco parques eólicos com uma capacidade total de 14 gigawatts. Este projeto ambicioso tem como objetivo produzir querosene de aviação renovável (SAF), diesel e gasolina sustentáveis, bem como hidrogênio verde por eletrólise.
De acordo com Gabrielli, o projeto deve entrar em operação entre 2027 e 2028, e sua produção em larga escala de SAF é esperada para “dobrar a produção do País”. Além disso, o projeto visa produzir etanol com sequestro de hidrogênio para criar metanol, que será posteriormente transformado em SAF. Gabrielli expressa otimismo em relação ao hidrogênio verde e combustíveis sintéticos como alternativas aos combustíveis fósseis.
Embora tenha abraçado as energias renováveis, Gabrielli ainda acredita em um futuro duradouro para o petróleo, especialmente no contexto das vastas reservas do pré-sal brasileiro. Ele enfatiza a importância estratégica desses recursos para o Brasil, mesmo em meio à transição energética global.
*Com informações do Estadão Conetúdo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




