Na tarde desta segunda-feira (18/09/2023), durante uma audiência na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o recém-criado Grupo de Trabalho (GT) Autismo foi apresentado à Secretária Estadual da Saúde, Roberta Santana. Essa iniciativa, proposta pelos deputados Hassan (PP) e Fabíola Mansur, visa promover discussões sobre a atenção especial às pessoas com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. O encontro foi considerado concorrido e altamente produtivo.
O deputado Hassan destacou a importância de implementar políticas públicas que garantam mais dignidade e qualidade de vida às pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento. Ele ressaltou o compromisso da secretária Roberta Santana em buscar soluções com base nas informações fornecidas pelo GT e nas experiências compartilhadas pelas mães e pais de autistas.
A secretária Santana elogiou a iniciativa do GT e reforçou seu compromisso com a causa autista. Ela enfatizou a urgência de abordar essa pauta e a importância de ouvir de perto as preocupações e dificuldades das famílias. Afirmou ainda que estão trabalhando para colocar em prática as estratégias traçadas em prol da saúde dos baianos.
Durante a audiência, os deputados Hassan e Fabíola Mansur contextualizaram e justificaram a necessidade das políticas públicas, apresentando dados técnicos e evidenciando as dificuldades enfrentadas pelas famílias na busca por atendimento. Eles também apresentaram propostas de qualificação das políticas públicas e adequação dos serviços, bem como a ideia de criação de um Centro de Excelência em Neurodesenvolvimento.
A deputada Fabíola Mansur, que é membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, enfatizou que o GT foi criado para ampliar as discussões sobre a temática e promover a inclusão das pessoas e famílias afetadas por transtornos de neurodesenvolvimento. Ela se colocou à disposição da Secretaria da Saúde para fortalecer o debate e colaborar na construção de soluções mais eficazes.
O GT Autismo é composto por mães atípicas, representantes de entidades de apoio às pessoas com autismo e transtornos do neurodesenvolvimento, professores, militantes da causa e especialistas no assunto. A criação desse grupo representa um passo significativo na luta por atenção e atendimento especializado às famílias baianas que vivem com esses transtornos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




