A Ministra Substituta Edilene Lôbo participou de sua primeira sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (28/09/2023). Sua posse no mês passado fez história, tornando-a a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no tribunal.
Durante sua primeira sessão no TSE, a Ministra enfatizou a importância de sua chegada ao tribunal e observou que apenas 5% dos membros da magistratura nacional são mulheres negras.
“Esse lugar onde estou não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, afirmou.
A Ministra também destacou a necessidade de avançar na luta contra a sub-representação feminina no Poder Judiciário, citando a decisão recente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de aumentar o número de mulheres na segunda instância da Justiça.
“Mesmo com as mulheres negras, que são 28% da população brasileira, recebendo cerca de 46% do salário de um homem branco, não se deve pôr em dúvida a capacidade de empreender e gerar renda desse grupo minorizado politicamente, mas com potencial para crescer”, concluiu.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




