Nas profundezas do Baixo Sul da Bahia, encontra-se um refúgio que captura a beleza e a rica história das comunidades quilombolas. O Quilombo Jatimane, localizado em Nilo Peçanha, emerge como um destino que oferece uma experiência única de turismo de base comunitária, enriquecendo os visitantes com sua história cultural e beleza natural.
Três emocionantes roteiros aguardam os turistas que desejam explorar essa joia escondida, com restaurantes e pousadas que formam uma rede solidária de turismo. O roteiro “Tradição do Quilombo” mergulha na história viva do quilombo, explorando o extrativismo e a transformação da piaçava em biojoias e cestaria, incluindo uma visita ao ateliê das artesãs. O roteiro “Ecológico” oferece uma experiência única no Jardim Sensorial, onde os visitantes são vendados e convidados a explorar as plantas através dos sentidos restantes, juntamente com uma trilha ecológica que leva a um refrescante banho de cachoeira. Por fim, o roteiro “Águas do Quilombo” apresenta a tradição local da pesca, com passeios de canoa pelos exuberantes manguezais da região.
Essa diversidade de atrações é possível graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Os recursos do projeto foram destinados a uma série de melhorias, incluindo a construção de uma barragem para fornecer água para toda a comunidade, equipamentos para aprimorar o Jardim Sensorial, uma embarcação para facilitar o roteiro “Águas do Quilombo”, equipamentos de proteção individual (EPI) para os guias turísticos, itens de decoração para o centro de recepção, construção de uma ponte para melhorar a trilha ecológica, e um site em construção para promover o turismo em Jatimane.
Essas iniciativas de reestruturação do turismo de base comunitária já estão tendo um impacto significativo na renda e na valorização das histórias das famílias da comunidade.
Eleildes Rosário, presidente da Associação Comunitária do Quilombo Jatimane, destaca: “O Bahia Produtiva significou para a gente o avanço do nosso artesanato, do turismo de base comunitária e o fortalecimento dos empreendimentos da comunidade.”
Jéssica do Rosário, quilombola responsável pelos contatos com os turistas, celebra os resultados das visitas.
“Meu sonho é levar Jatimane para o mundo sem precisar sair dele, vivendo diretamente com o turismo e o artesanato da piaçava. Já recebemos grupos de até 100 pessoas em um fim de semana. Agora, estamos trabalhando na divulgação por meio do nosso site, onde vamos comercializar nossos pacotes turísticos e artesanato.”
Camila da Luz, uma talentosa artesã, compartilha seu sonho de viver exclusivamente do turismo de base comunitária:
“O Bahia Produtiva veio para somar ainda mais ao que já estávamos fazendo com o artesanato. Hoje, produzo colares e brincos com o material do coco da piaçava e isso já ajuda a complementar a renda.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




