A Associação Bahiana de Medicina (ABM) emitiu nesta quarta-feira (18/10/2023) uma nota oficial repudiando veementemente a recente decisão do Ministério da Saúde de “abrir cursos de medicina sem critérios rígidos”. A entidade destaca que essa medida pode comprometer gravemente a qualidade da assistência em saúde no país, expondo os pacientes a médicos com formação insuficiente.
A posição da ABM está alinhada com a postura do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB). A entidade médica baiana enfatiza a importância de estabelecer critérios mínimos para a criação de novos cursos de medicina, como a presença de hospitais de ensino nos municípios onde os cursos serão implantados. Além disso, a ABM defende a colaboração ativa dos Ministérios da Educação e da Saúde na definição desses critérios.
A ABM ressalta que o Brasil não necessita apenas de um aumento no número de médicos, mas de profissionais de saúde mais bem preparados. Dados da AMB indicam que o país já possui mais de 560 mil médicos, resultando em uma proporção de 2,7 médicos para cada 1.000 habitantes. Esse índice praticamente dobrou desde 2013, ultrapassando países como Japão e Estados Unidos. Com 389 escolas de medicina em operação, que juntas formam mais de 30 mil profissionais por ano, é estimado que até 2035, o Brasil terá aproximadamente 1 milhão de médicos em atividade.
Segundo o comunicado, as estatísticas são apenas algumas das razões que levam a Associação Bahiana de Medicina, em consonância com o CFM e AMB, a expressar forte oposição ao edital que autoriza a criação de novos cursos de medicina. A ABM argumenta que essa medida não leva em consideração a qualidade da formação dos médicos e carece de fundamentação técnica e conhecimento sobre a realidade do ensino médico e da assistência à saúde da população.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




