Nesta sexta-feira (27/10/2023), o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu a sentença para os réus envolvidos nos atos golpistas ocorridos em Brasília em 8 de janeiro. Seis acusados enfrentarão 16 anos e seis meses de prisão, inicialmente em regime fechado, por sua participação em crimes que abrangem a abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa.
O julgamento foi realizado no plenário virtual da Corte, onde os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico, sem debates. O processo foi concluído na última segunda-feira (23), mas a definição da pena, conhecida como dosimetria, dependia de uma maioria de votos. Os ministros chegaram a um consenso nesta sexta-feira, definindo um voto médio.
A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que condenou a maioria dos réus a 17 anos de prisão, com exceção de um deles, que recebeu uma sentença de 14 anos.
Até o momento, o Supremo já condenou 20 acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, com penas variando de 3 a 17 anos de prisão. Os julgamentos tiveram início no começo de setembro e representam um passo importante na responsabilização dos envolvidos nos eventos ocorridos na capital do país.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




