Nesta quinta-feira (19/10/2023), os principais jornais franceses analisaram a tentativa de mediação do presidente americano, Joe Biden, no Oriente Médio, durante a segunda semana de uma das escaladas de violência mais graves entre Israel e o grupo Hamas. A visita de Biden, que ocorreu após uma parada em Tel Aviv, foi vista como “truncada” pelo jornal Le Monde, que apontou a ausência de encontros com líderes árabes. A reunião planejada em Amã, na Jordânia, foi cancelada antes da chegada de Biden.
Biden expressou forte apoio a Israel, seu tradicional aliado, e atribuiu a responsabilidade pelo ataque a um hospital em Gaza, que deixou 471 mortos segundo números divulgados pelo Hamas, ao “campo adversário.” A declaração foi questionada pelos países árabes, que a consideraram precipitada. Para o jornal Le Figaro, a visita foi um “fracasso”, tornando os Estados Unidos menos neutros e preocupados apenas com os israelenses.
O objetivo inicial da viagem de Biden era obter decisões humanitárias e políticas em favor do povo palestino, mas, segundo o Le Figaro, a visita acabou por inflamar ainda mais a revolta no mundo árabe contra o apoio contínuo dos Estados Unidos e dos países europeus a Israel.
O jornal La Croix fala de uma “diplomacia empacada” que tornou Israel e seus aliados “irreconciliáveis” com os países árabes. A análise ressalta que, ao apoiar rapidamente a tese da responsabilidade da Jihad Islâmica no ataque ao hospital de Gaza, Biden “rompeu a confiança” e incitou mais protestos no mundo árabe. La Croix entrevistou Leila Shahid, ex-embaixadora palestina na União Europeia, que não vê uma saída política para a situação atual.
O cientista político Philip Golub observa que os Estados Unidos têm enviado poderosos grupos navais à região, mas não acredita que Washington esteja tentando impor limites à operação terrestre que Israel planeja em Gaza. Ele destaca a adesão ideológica de Israel a objetivos de colonização e vingança, o que dificulta a intervenção dos EUA.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




