Uma pesquisa conduzida pelo arquiteto e artista plástico feirense, Danilo Freitas, revelou nesta sexta-feira (24/11/2023) que Feira de Santana conquistou um feito notável ao registrar o menor número de óbitos por Covid-19 entre cidades do mesmo porte em toda América. Com base em dados oficiais de municípios com população entre 550 mil e 650 mil habitantes, a cidade baiana, que conta com 652.592 habitantes, apresentou um total de 1.136 mortes durante o período que abrange desde o início da pandemia, em março de 2020, até maio de 2023. Essa marca é inferior não apenas a outras localidades nordestinas, como Aracaju, que contabilizou 2.626 mortes com uma população de 605.309 habitantes, mas também a municípios do Sul e Sudeste do Brasil.
Ao comparar Feira de Santana com cidades do mesmo porte em diferentes regiões do Brasil, os números surpreendem. Florianópolis, com 1.345 óbitos, Juiz de Fora, com 2.399 mortes e uma população de 557.777 habitantes, e Joinville, que registrou 2.337 óbitos com 617 habitantes, todas apresentaram números superiores. Além disso, a pesquisa revela que, nas Américas, Feira de Santana se destaca não apenas em relação a cidades brasileiras, mas também em comparação com municípios na América do Norte e do Sul.
Em um contexto mais amplo, a cidade baiana superou até mesmo grandes centros norte-americanos, como Albuquerque (Novo México), Memfhis (Tennessee) e Baltimore City (Maryland), apresentando um desempenho notavelmente inferior em termos de óbitos por Covid-19. Na América do Sul, embora algumas cidades tenham registrado números superiores, Feira de Santana se mantém como um exemplo de resiliência e eficácia no enfrentamento da pandemia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




